Entrada > COMUNIDADE > ECO-ESCOLAS

Eco-Escolas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto participa no programa internacional de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Eco-Escolas.

A ESTG formou e deu a conhecer o Conselho Eco-Escolas, no início de 2021, e desenvolve de forma ativa uma metodologia de trabalho para os temas da água, resíduos, energia e espaços exteriores.

O programa Eco-Escolas é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE (Associação Bandeira Azul Europa), integrada na Fundação para a Educação Ambiental (FEE). Para a implementação do programa seguimos a metodologia dos sete passos, emanada pela ABAE, com a reunião de um grupo de trabalho, a realização de uma auditoria ambiental, o estabelecimento de um plano de ação, a monitorização e avaliação, trabalho curricular, informação e envolvimento da escola e da comunidade local e a elaboração do eco-código.

Aos nossos estudantes, elementos fundamentais nas ações, é-lhes dirigido o desafio de integrarem processos de decisão e de tomada de consciência para a importância do ambiente no seu dia-a-da e no contexto familiar e comunitário.

O Conselho Eco-Escolas conta com o docente Miguel Lopes, enquanto coordenador do programa, e inclui representantes da gestão, dos professores, dos estudantes, do pessoal administrativo e técnico e do Município de Felgueiras.

Contamos com toda a comunidade académica nesta caminhada por uma ESTG mais sustentável.

Juntem-se ao projeto, enviando um email para: ecoescola@estg.ipp.pt