ENSINO
Questionários
Questionários Pedagógicos por Ciclos de Estudos
Recolhe a opinião dos/as estudantes sobre aspetos relacionados com o funcionamento das unidades curriculares (autoavaliação do desempenho do/a estudante, aspetos genéricos das unidades curriculares e avaliação do corpo docente).
Questionários aos/às diplomados/as
Questionário de avaliação pelas entidades acolhedoras de estágio
Questionários de avaliação de satisfação em eventos/cursos breves
Questionário sobre os/as novos/as estudantes
Caracterização e motivações.
Relatórios
Relatório da Unidade Curricular (RUC)
Análise genérica da unidade curricular relativamente ao cumprimento do programa, taxa de aprovação e indicações de aspetos relevantes sobre os resultados da unidade curricular.
Relatório de Curso (RC)
Abordagem do curso pelo/a Diretor/a de Curso, relativamente a aspetos caracterizadores do Ciclo de Estudos, funcionamento global, resultados obtidos e outras atividades desenvolvidas pelos/as estudantes e docentes (ex: mobilidade, participação na investigação).
Relatório Síntese dos RC
Análise e apreciação dos relatórios de curso, abordagem geral às ações propostas de melhoria efetuadas nos diferentes cursos, assim como, análise da eficiência formativa, mobilidade, entre outros aspetos.
Relatório dos/as estudantes que anularam matrícula
Análise dos motivos que levaram os/as estudantes a anular matrícula.
Mecanismos
Planeamento e organização da unidade curricular
Preenchimento da Ficha de Unidade Curricular (FUC) e Planeamento semestral da unidade curricular.
Reuniões periódicas das estruturas de caráter pedagógico e técnico científico
Reuniões anuais para avaliação dos cursos
Presididas pelo/a Presidente do Conselho Técnico-Científico e com a presença do/a Presidente do Conselho Pedagógico, do/a Diretor/a de Departamento, dos/as Diretores/as de Curso e do/a Responsável pelo Gabinete da Qualidade e Planeamento.
Auditorias internas aos processos da atividade letiva
Auditorias, realizadas com o objetivo de verificar, junto dos/as docentes, o funcionamento das unidades curriculares e receber oportunidades de melhoria relacionadas com os processos internos da Atividade Letiva, sendo também relatadas constatações referentes à norma NP EN ISO 9001.
INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Relatório anual de atividades do centro de investigação
Relatório de progresso do projeto
Relatório de encerramento do projeto
INTERNACIONALIZAÇÃO
Relatório anual de atividades do Gabinete de Relações Internacionais
Questionários de satisfação global das Mobilidades
SERVIÇOS DE SUPORTE
Questionário de avaliação de satisfação dos/as docentes
Questionários de avaliação de satisfação dos/as estudantes
Questionários de avaliação de satisfação dos/as colaboradores/as não docentes
MECANISMOS TRANSVERSAIS A TODOS OS PROCESSOS DO SGQ
Reunião de acompanhamento e planeamento das atividades
Promovida pela Presidência, com a presença dos/as Diretores/as de Departamento, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Técnico-científico, Representante dos Gabinetes/Serviços, Responsável do CIICESI, Responsável da IBS e Presidente da Associação de Estudantes.
Reuniões de revisão do SGQ
Promovida pela Presidência, com a presença dos/as Coordenadores/as de Processos do SGQ.
Auditorias internas e externas ao SGQ
Auditorias realizadas com auditores externos, de forma a validar o cumprimento dos requisitos de referência da norma NP EN ISO 9001.
Monitorização periódica dos indicadores dos processos
Identificação e análise de riscos e oportunidades
Plano de ações de melhoria
Permite a recolha, análise e avaliação de todas as ações propostas no âmbito do SGQ
Elogios/Sugestões/Reclamações
Permite de forma permanente a possibilidade de recolha de informação por parte dos/as estudantes, investigadores, docentes, não docentes e comunidade académica.