Entrada > Cursos > Acesso e Ingresso > Licenciatura

Licenciatura

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Os titulares de um curso de ensino secundário nacional, ou habilitação legalmente equivalente, com provas de ingresso válidas podem candidatar-se aos cursos de licenciatura ministrados pela ESTG através do Concurso Nacional de Acesso (CNA). As candidaturas através do CNA são apresentadas online no sítio da internet da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

  • www.dges.mctes.pt > Acesso ao Ensino Superior> Concurso Nacional> Guia de Candidatura ao Ensino Superior Público da DGES 


CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO E INGRESSO PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Os estudantes internacionais podem candidatar-se aos cursos de licenciatura ministrados pela ESTG através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais (CEEI).

Para os efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, o estudante que não tem a nacionalidade portuguesa é considerado um estudante internacional, exceto os nacionais de um Estado membro da União Europeia; os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente, os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro.
As candidaturas através do CEEI são apresentadas online no portal.

  • https://portal.ipp.pt > Candidaturas > Concurso Estudante Internacional / International Student Application
  • www.dges.mctes.pt > Acesso ao Ensino Superior>  Legislação > Concursos Especiais > Concurso Especial para Estudantes Internacionais

 

CONCURSOS ESPECIAIS 

Podem candidatar-se aos cursos de licenciatura ministrados pela ESTG através dos Concursos Especiais (CE) os titulares de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, os titulares de grau superior, os titulares de diploma de técnico superior profissional (DTeSP) e os titulares de diploma de especialização tecnológica (DET).

Podem inscrever-se para a realização das provas para maiores de 23 anos os candidatos que não sejam estudantes internacionais, tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas e não sejam, à data de inscrição, titulares de provas de ingresso válidas para candidatura através dos CNA ou CLA para o curso onde pretendem ingressar.

As inscrições nas provas para maiores de 23 anos são efetuadas online no portal da internet do P.PORTO. De igual modo as candidaturas através dos CE são apresentadas online no mesmo sítio. 

  • www.dges.mctes.pt  > Acesso ao Ensino Superior>  Formas de Acesso > Concursos Especiais


REGIMES DE REINGRESSO e de Mudança de par Instituição/Curso

A candidatura aos cursos ministrados pela ESTG através dos regimes de reingresso e de mudança de par Instituição/Curso, pressupõe uma matrícula/inscrição validamente realizada, em ano letivo anterior, num curso de ensino superior nacional ou estrangeiro não concluído e a titularidade das condições de ingresso estabelecidas na Portaria 181-D/2015, de 19 de junho.

  • www.dges.mctes.pt > Acesso ao Ensino Superior>   Mudança de Par Instituição/Curso