Entrada > CURSOS > CTeSP > Curso Técnico Superior Profissional em Técnicas de Supervisão na Construção - Técnico Superior Profissional

Curso Técnico Superior Profissional em Técnicas de Supervisão na Construção - Técnico Superior Profissional

O/a Técnico/a de Supervisão na Construção é o/a profissional qualificado/a que, tendo em consideração as especificações do projeto, é responsável por acompanhar e orientar trabalhos de obras de construção em geral e de reabilitação, desde o planeamento e preparação inicial até à fase da sua conclusão, promovendo a eficiência e competitividade e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das organizações, numa ótica de melhoria contínua assente na qualidade dos processos e na promoção da sustentabilidade ambiental e da prevenção e proteção contra riscos profissionais.

O/a Técnico/a de Supervisão na Construção pode desempenhar funções em empresas que desempenhem atividades na área da construção civil, de projeto e arquitetura, em câmaras municipais, empresas imobiliárias; etc., como Condutor/Encarregado/Supervisor/Fiscal/Técnico de Obras, e outros cargos técnicos.

 

Diurno
582 Construção civil e engenharia civil
Número: R/Cr2/2021
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: 4418/2021
Data:
30/04/2021
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Desenho Técnico e Introdução ao CAD 1º Semestre 5.0
Ferramentas Básicas de Informática 1º Semestre 3.0
Fundamentos de Física 1º Semestre 5.0
Materiais de Construção 1º Semestre 6.0
Planeamento de Obra e Organização do Estaleiro 1º Semestre 5.0
Tecnologias Construtivas 1º Semestre 6.0
Controlo da Qualidade 2º Semestre 4.0
Estatística Aplicada 2º Semestre 5.0
Fundamentos de Matemática 2º Semestre 6.0
Medição e Orçamentação 2º Semestre 5.0
Projetos de Arquitetura e de Especialidades 2º Semestre 5.0
Segurança no Trabalho 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Ambiente na Construção 1º Semestre 4.0
Comunicação e Liderança de Equipas de Trabalho 1º Semestre 5.0
Ética e Deontologia 1º Semestre 2.0
Fiscalização e Controlo de Obra 1º Semestre 5.0
Inglês Técnico 1º Semestre 3.0
Instalações Técnicas e Equipamentos de Obra 1º Semestre 5.0
Organização da Emergência e Primeiros Socorros 1º Semestre 6.0
Estágio 2º Semestre 30.0
Dada a versatilidade do curso, a tipologia de organizações que podem contratar estes profissionais é diversificada: empresas de construção civil e obras públicas, fiscalização, design e arquitetura, comercialização de materiais de construção, imobiliária, proprietários de edifícios públicos ou privados, etc. A ESTG tem protocolos com várias empresas (de diferentes tipologias e dimensões) para as etapas.

CONDIÇÕES DE ACESSO: Podem-se candidatar os seguintes grupos: titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DTeSP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. As candidaturas para ingresso nos CTeSP são apresentadas online no portal do P.PORTO. https://portal.ipp.pt > Candidaturas > Cursos Técnicos Superiores Profissionais

LOCAL DE FORMAÇÃO

Felgueiras - ESTG