Entrada > CURSOS > CTeSP > Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Dados e Visualização de Informação

Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Dados e Visualização de Informação

Atualmente, as organizações estão lidando com um mercado cada vez mais volátil e cada vez mais variáveis ??que afetam tanto os processos de tomada de decisão quanto a necessidade de compartilhamento de informações com todos os agentes envolvidos. Além dos dados produzidos internamente, as organizações devem lidar com dados externos (da internet, transações comerciais, sensores, entre muitos outros) que desempenham um papel fundamental no enquadramento de suas decisões estratégicas. Portanto, é necessário identificar e implementar estratégias de estruturação e organização da informação que permitam enriquecer o processo decisório. Assim, a aplicação metódica e sistemática de processos e tecnologias de tratamento e integração da informação táctica e operacional é fundamental para assegurar a partilha de informação útil de apoio à tomada de decisão.

 

Diurno
481 Ciências informáticas
Número: R/Cr84.2/2014
Data:
01/01/2001
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
ANÁLISE E ARQUITETURA DE SISTEMAS 1º Semestre 6.0
ELEMENTOS DE ÁLGEBRA LINEAR 1º Semestre 5.0
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 1º Semestre 6.0
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERATIVOS 1º Semestre 4.0
OFICINA DA LÍNGUA PORTUGUESA 1º Semestre 4.0
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO 1º Semestre 5.0
BASES DE DADOS 2º Semestre 6.0
GESTÃO DE REPOSITÓRIOS DE DADOS 2º Semestre 5.0
INGLÊS 2º Semestre 4.0
PROCESSO, ESTRUTURAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE DADOS 2º Semestre 5.0
PROGRAMAÇÃO PARA A WEB 2º Semestre 5.0
REDES E COMUNICAÇÃO DE DADOS 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
LABORATÓRIO DE PROJETO 1º Semestre 5.0
OFICINA DE ESTATÍSTICA 1º Semestre 5.0
PLATAFORMAS DE CLOUD COMPUTING 1º Semestre 5.0
SEGURANÇA EM APLICAÇÕES WEB 1º Semestre 5.0
TECNOLOGIAS DE DADOS 1º Semestre 6.0
VISUALIZAÇÃO DE DADOS 1º Semestre 4.0
ESTÁGIO 2º Semestre 30.0
Em um mundo cada vez mais movido pela informação, pretende-se formar profissionais que possam exercer funções que permitam que os dados organizacionais sejam inteligíveis para os tomadores de decisão independentemente do tipo de organização. Estas funções pretendem ser alcançadas através da criação de sistemas que permitam a integração, estruturação, visualização e análise da informação organizacional. Esses profissionais também podem contribuir para a criação de recursos que aumentem a qualidade da informação consumida internamente e daquela coletada ou disponibilizada para o exterior.

CONDIÇÕES DE ACESSO: Podem-se candidatar os seguintes grupos: . titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; . estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; . titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DTeSP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional. As candidaturas para ingresso nos CTeSP são apresentadas online. https://www.ipp.pt/ensino/candidaturas > Candidaturas > Cursos Técnicos Superiores Profissionais