Entrada > CURSOS > Mestrado > Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial

Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial

O Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial visa aproveitar os recursos existentes na ESTG, onde coexistem valências nas áreas fundamentais do ciclo de estudos: A gestão e os métodos quantitativos.

Este ciclo de estudos pretende promover a aplicação dos métodos quantitativos à gestão de forma a, por um lado, promover reconversão dos licenciados na área da matemática à gestão e aos modelos de apoio à decisão empresarial e, por outro lado, possibilitar aos graduados na área das ciências empresariais uma especialização nos métodos quantitativos, de forma a complementar a sua formação ao nível da licenciatura.

Por outro lado, o ciclo de estudos aqui proposto visa fornecer quadros para o tecido empresarial da região Norte, através de graduados cujas competências permitem suportar os processos de tomada de decisão, o qual é um fator fundamental da gestão estratégica e de longo prazo.

É objetivo do mestrado a formação nas seguintes competências específicas:

Conhecer os processos empresariais e de planeamento estratégico;

Identificar os riscos e incertezas inerentes aos negócios;

Perceber as formas de organização empresarial;

Aplicar métodos de apoio à decisão empresarial;

Tomar decisões em contexto de incerteza.

 

Nocturno
Acreditado por: 6 em
08/06/2015

Consultar relatórios em www.a3es.pt

345 Gestão e administração
Número: R/A-Cr-211/2015
Data:
01/01/2001
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 10087/2015
Data:
07/09/2015
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Fundamentos de Estatística 1º Semestre 5.0
Fundamentos de Finanças 1º Semestre 5.0
Fundamentos de Gestão 1º Semestre 5.0
Otimização Linear e Aplicações 1º Semestre 5.0
Otimização não Linear e Aplicações 1º Semestre 5.0
Teoria dos Jogos 1º Semestre 5.0
Avaliação e Financiamento de Investimentos 2º Semestre 5.0
Econometria 2º Semestre 5.0
Estatística Multivariada 2º Semestre 5.0
Gestão das Operações e Logística 2º Semestre 5.0
Matemática Financeira e Ciências Atuariais 2º Semestre 5.0
Mercados e Produtos Financeiros 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Metodologias de Investigação 1º Semestre 6.0
Dissertação/Projeto Anual 54.0
  • . Analista e consultor financeiro
  • . Gestor de Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação
  • . Analista Atuarial (Análise de Seguros de Vida, Segurança Social, Pensões, entre outras)
  • . Técnico de Otimização de produtos e processos
  • . Gestores Financeiros e profissionais da área financeira
  • . Analista de dados
  • . Analista, Técnico e/ou Auditor de risco (Banca, seguros, etc.)
  • . Especialista em Modelação e simulação de processos
  • . Economatemático / Matemático Industrial
  • . Técnico de desenvolvimento de produto e software.  

Podem candidatar-se aos cursos de mestrado: titulares do grau de licenciado ou equivalente legal; titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Acreditação do ciclo de estudos

Acreditado por: 6 anos em 08/06/2015
Consultar relatórios em: www.a3es.pt

 


TESTEMUNHOS

“A VIDA é um percurso de aprendizagem constante, no qual a educação é um fator preponderante. Após a conclusão da Licenciatura em Ciências Empresariais, ingressei no mercado de trabalho, estando atualmente no Serviço de Administração Financeira da ESTG. No decorrer do meu percurso profissional, senti a necessidade de complementar a minha formação académica, optando por dar continuidade com o Mestrado de Métodos de Apoio à Decisão Empresarial. O aumento de aptidões e know-how são cruciais no mundo do trabalho. De forma a fazer face a vários desafios, o mestrado proporciona um crescimento sustentado e enriquecedor nas diferentes áreas de estudo, acrescendo valor de carácter profissional e pessoal. O ESTG Masters é um evento ligado à investigação, realizado pela ESTG e pelo seu Centro de Investigação (CIICESI). O evento constitui uma mais-valia para todos os estudantes que frequentam os vários mestrados, uma vez que permite a partilha de experiências e conhecimentos das mais diversas áreas de estudo e investigação. Nesta 9.ª Edição tive a oportunidade de participar, apresentando o artigo intitulado “Modelling to Minimize the Aluminium Alloy Profiles Scrap through Extrusion Process”, e foi com muita alegria que vi valorado todo o trabalho realizado até então, ao receber o prémio de ”Best Paper”. O artigo apresenta um estudo empírico sobre o processo de extrusão de uma empresa portuguesa no setor do alumínio. O objetivo principal foi modelar o processo de extrusão de alumínio, tendo em conta as variáveis que mais influenciam a extrusão dos diferentes perfis, com o objetivo de minimizar a produção de sucata. Aproveito para agradecer a excelência de todo o corpo docente desta instituição, deixando um agradecimento especial às minhas orientadoras, Prof.ª Doutora Aldina Isabel de Azevedo Correia, Prof.ª Doutora Maria de Fátima de Almeida Ferreira e Prof.ª Doutora Eliana Oliveira da Costa e Silva, por todo o apoio, orientação, empenho e exigência, fatores fundamentais no sucesso de um aluno ao longo de todo o percurso académico. A todos, o meu muito obrigado!”


Filipe Ferrás, Estudante do Mestrado em Métodos de Apoio à decisão Empresarial
Vencedor do Best Paper no ESTG Masters 2019
26 de março de 2019




“Tendo sido aluno e finalizado a Licenciatura em Ciências Empresariais na ESTG, cedo percebi, que esta instituição seria a melhor escolha para continuar o percurso académico. A proximidade e facilidade de acesso aos professores, que sempre se mostram disponíveis em ajudar no que for necessário, foi de facto um fator importante nesta decisão sendo que quando o Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial foi apresentado o meu interesse foi logo despertado.

De nada me arrependo, pois está a superar as minhas expectativas, sendo um mestrado que nos oferece as ferramentas necessárias para vingar no "mundo do trabalho" e com um corpo docente realmente fantástico.

Aproveito para agradecer a todos os professores, mas em especial às Coordenadoras do Mestrado, a Professora Aldina Correia e a Professora Alexandra Braga (na verdade a pessoa que me convenceu finalmente a matricular quando estive quase para interromper os estudos) e umas palavras de apreço do fundo do coração aos meus orientadores, o Professor Fábio Duarte e a Professora Ana Borges, que estão sempre presentes para me ajudar e sem eles este prémio não seria de todo possível.”


Luís Henriques Soares, Estudante do Mestrado em Métodos de Apoio à decisão Empresarial
Vencedor do Best Paper no ESTG Masters 2018
8 de março de 2018

 

 

PARCERIAS