Entrada > Cursos > Mestrado > Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança (Nocturno)

Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança (Nocturno)

O presente mestrado visa dotar os estudantes com as seguintes competências específicas:

. Identificar, compreender e aplicar os referenciais normativos no âmbito dos Sistemas de Gestão, nomeadamente da Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Segurança Alimentar, Gestão da Responsabilidade Social e Gestão da IDI;

. Promover a melhoria dos processos organizacionais no que concerne à Qualidade, Ambiente e Segurança, entre outros;

. Desenvolver e gerir Sistemas de Gestão, estejam ou não integrados num único Sistema de Gestão;

Auditar Sistemas de Gestão já implementados em organizações de qualquer setor de atividade;

Avaliar, numa perspetiva custo/benefício, a implementação de Sistemas de Gestão.

Este mestrado permite o acesso ao CAP de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, a todos os estudantes que desenvolvam o Trabalho de Projeto Avançado na área científica da Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Nocturno
Acreditado por: 4 anos em
15/12/2016

Consultar relatórios em www.a3es.pt

347 - Enquadramento na organização/empresa
Número: R/A-Cr-61/2010
Data:
19/07/2010
N.º Despacho/Portaria: DESPACHO N.º 12500/2011 (2ª Série)
Data:
19/09/2011
Unidade Ano Período
Liderança e Gestão de Equipas 1 1º Semestre
Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho 1 1º Semestre
Gestão da Qualidade 1 1º Semestre
Metodologias 1 1º Semestre
Opção I - Organização e Gestão de Empresas 1 1º Semestre
Opção I - Segurança e Higiene no Trabalho 1 1º Semestre
Gestão da Idi 1 1º Semestre
Auditorias a Sistemas de Gestão 1 2º Semestre
Gestão da Responsabilidade Social 1 2º Semestre
Gestão de Recurso Humanos 1 2º Semestre
Gestão da Segurança Alimentar 1 2º Semestre
Integração de Sistemas de Gestão 1 2º Semestre
Gestão Ambiental 1 2º Semestre
Estudos Preparatórios 2 1º Semestre
Trabalho de Projecto Avançado 2 Anual
  • . Gestor de Sistemas de Gestão da Qualidade, do Ambiente, da Segurança e Saúde no Trabalho, de Recursos Humanos, da Segurança Alimentar, da Responsabilidade Social e da IDI;
  • . Gestor de Sistemas Integrados de Gestão;
  • . Auditor de Sistemas de Gestão;
  • . Técnico Superior de Segurança no Trabalho (para os estudantes que desenvolvam o Trabalho de Projeto Avançado na área científica da Segurança e Saúde no Trabalho).

CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se aos cursos de mestrado:

. titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

. titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

. titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;

. detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

As candidaturas para ingresso nos Mestrados são apresentadas online no portal do P.PORTO.

https://portal.ipp.pt > Candidaturas > Mestrados > Mestrados ESTG

"Desde a minha inscrição no Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança até aos dias de hoje, decorreram quase dois anos que me proporcionaram um grande enriquecimento, tanto a nível académico, como a nível pessoal. Tal resulta da abrangência temática do plano curricular e das áreas de especialização de docentes e discentes que nos possibilitam adquirir conhecimentos que extravasam as fronteiras da academia indo ao encontro da prática profissional. 

Ao optar por realizar um projeto de Mestrado na área da Responsabilidade Social tenho por objetivo dar um pequeno contributo para que, no futuro, se construa uma sociedade mais inclusiva assente numa participação ativa dos diversos stakeholders do setor social. Este projeto originou a atribuição da menção de best paper do MGIQAS, que muito me honra, e que valorizo ainda mais pela qualidade dos artigos que os meus colegas apresentaram sendo que, qualquer um deles, seria merecedor da distinção.

Para terminar gostaria de deixar um agradecimento a todos os docentes pelos vastos conhecimentos que me transmitiram e pelo empenho e dedicação com que o fazem. Deixo um agradecimento especial à Doutora Marisa Ferreira, minha orientadora, que se tem mostrado inexcedível no apoio, orientação e motivação que me dedica e a quem muito se deve o prémio que me foi concedido. Gostaria também de agradecer a todos os meus colegas pela sua disponibilidade e espírito de entreajuda. Agradeço, por último, à minha família, em particular à minha esposa e ao meu filho, todo o carinho, apoio e incentivo que me concedem dizendo-lhes que, sem eles, nada disto seria possível."

Saudações académicas,

 

Nuno Oliveira, Estudante do Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
16 de março de 2017