Entrada > ESTG > HISTÓRIA

História

A homologação das alterações aos Estatutos do Instituto Politécnico do Porto altera, em 2016, a designação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF) para Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

A ESTG, integrada no Instituto Politécnico do Porto, foi criada a 14 de julho de 1999, sendo a única instituição de ensino superior público inserida na região do Tâmega e Sousa, contribuindo assim para o seu desenvolvimento e bem-estar social, através da formação superior de cidadãos de elevada competência profissional, científica e técnica, da investigação e da prestação de serviços à comunidade. O dia 17 de novembro está estatutariamente definido como o “Dia da Escola” e foi neste dia, no ano de 1999, que teve lugar a primeira aula lecionada na ESTG, na altura com apenas 13 estudantes, no espaço anexo à Casa do Curral.

A Casa do Curral, que em 1999 estava em estado de ruína, foi totalmente reabilitada e revitalizada no ano de 2003 por projeto da autoria do arquiteto português Filipe Oliveira Dias. O atual edifício principal da ESTG - Prof. Eurico Lemos Pires pertenceu à Câmara Municipal de Felgueiras, sendo atualmente propriedade do Instituto Politécnico do Porto que concluiu recentemente uma intervenção neste espaço com vista à sua Requalificação Energética e conservação. Outras curiosidades sobre esta casa levam-nos a tempos mais antigos. A Casa do Curral fez parte do enredo de "A Morgadinha dos Canaviais" do escritor Júlio Dinis e o Doutor António de Sousa Magalhães Lemos, médico, professor e notável psiquiatra nasceu nesta casa em 18 de agosto de 1855.

Na base da decisão de criação da Escola, no concelho de Felgueiras, pelo Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Prof. Doutor Luís Soares, estiveram duas circunstâncias específicas. Por um lado, a existência de um vazio de ensino superior público na região e por outro a existência de um tecido empresarial de natureza complexa e diversificada, caracterizado pela existência de pequenas/médias unidades de produção de dominância industrial e de expressão monosetorial.

A ESTG é hoje uma instituição com um crescimento consolidado e da sua atividade recente destacam-se vários projetos, nomeadamente em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, onde a ESTG assume um papel de relevo como parceiro central no desenvolvimento socioeconómico da região. Neste âmbito, a unidade de II&D da ESTG, reconhecida pela FCT - Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI), com o apoio do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, tem contribuído de forma determinante para o cumprimento da missão da Escola. Destaca-se, ainda, a criação da escola de negócios da ESTG, a Industry Business School (IBS), que surge com o intuito de fornecer aos empresários competências avançadas e com alto grau de especialização.

Uma aposta forte e recente da ESTG é ainda o seu Centro de Desenvolvimento de Competências em Data Analytics and Business Intelligence. Trata-se de um projeto criado em parceria com empresas tecnológicas que trabalham nestas áreas do conhecimento, que permite desenvolver projetos e soluções inovadoras, com o envolvimento de estudantes e investigadores, entregando elevado valor acrescentado às empresas e treinando os nossos futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Agradecemos a todos/as os que contribuíram e contribuem diariamente para o crescimento da nossa ESTG!