Entrada > Notícias > Criptomoedas: Mudanças no sistema financeiro?
Publicado em: 09 Junho 2018

Criptomoedas: Mudanças no sistema financeiro?

A organização do Seminário ficou a cargo dos estudantes finalistas da Licenciatura em Ciências Empresariais da ESTG, no âmbito da unidade curricular de Economia e Gestão da Inovação, que escolheram este tema atual e do interesse da comunidade estudantil, empresarial e da sociedade civil em geral - "Mercado de Capitais e Criptomoeda".

O momento atual é de recuperação e desenvolvimento económico e de reinvenção dos diversos setores de atividade, nomeadamente o Mercado de Capitais, com novas propostas inovadoras ao nível dos investimentos e financiamentos, tais como, as criptomoedas.

Na mesa redonda, para debater a temática juntaram-se Fred Antunes, Presidente da Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoeda, Maria João Teixeira, do Departamento de Relações com o Investidor e Desenvolvimento do Mercado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Miguel Duarte e André Nabais, Fundador e Co-Fundador da BlockChange Capital, e Mário Ribeiro Alves, fundador da Blockchain Center Portugal, moderados por Fábio Dias Duarte.

O Mercado de Capitais é constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O debate deste seminário imperou sobre o potencial das Criptomoedas e as possíveis alterações que estas trarão à economia.

Bitcoin é a mais conhecida das Criptomoedas, trata-se de uma moeda digital concebida através de algoritmos matemáticos, isenta de uma entidade que regule e controle o valor da moeda. Esta e todas as outras criptomoedas estão ligadas à tecnologia revolucionária que está na sua base - Blockchain, uma plataforma onde estão registadas todas as transações realizadas com as criptomoedas.

O evento fomentou uma reflexão profunda sobre este paradigma atual da sociedade entre a comunidade académica e as empresas que se associaram a este XVII Seminário de Ciências Empresariais.