Entrada > Notícias > Inovação em destaque no 1º Seminário de Gestão e Negócio de PME
Publicado em: 31 Janeiro 2017

Inovação em destaque no 1º Seminário de Gestão e Negócio de PME

Os estudantes do 2º ano do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Gestão e Negócio de PME organizaram o 1º Seminário com a temática “Inovação nas PME’s”, que decorreu no dia 11 de janeiro, no Auditório Prof. Doutor Luís Soares da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), com um balanço bastante positivo e cerca de uma centena de pessoas presentes.

Na sessão de abertura tiveram intervenção, Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, Inácio Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras (CM Felgueiras), Amélia Carvalho, Presidente da Escola Profissional de Felgueiras (EPF), Alexandra Braga, Coordenadora do CTeSP em Gestão e Negócio de PME e Jéssica Nunes, representante dos estudantes da comissão organizadora.

Dorabela Gamboa, destacou a importância da parceria de longa data com a CM Felgueiras e a EPF, que recentemente permitiu que este CTeSP funcionasse no município, nomeadamente na EPF. A Presidente mostrou-se ainda muito satisfeita pela realização do seminário nas instalações da ESTG, pois apesar dos estudantes dos cursos técnicos profissionais superiores não terem as suas aulas nas instalações da ESTG,  esta é também a sua escola e devem sempre usufruir desta e de tudo o que a Escola tem para lhes oferecer.

Inácio Ribeiro, numa referência à temática do seminário expôs que a inovação é fundamental e que acredita que todos os Portugueses e, em particular, os residentes nesta região tem uma visão inovadora e um espírito empreendedor.

Amélia Carvalho sublinhou a importância do tema apontando a inovação como sendo um fator fundamental para o sucesso das empresas assim como um potencial de crescimento para as PME’s. A Diretora da EPF, transmitiu, ainda, que é muito gratificante para a EPF acolher nas suas instalações dois dos CTeSP.

A mesa de debate teve a moderação do docente da ESTG, Luís Branco Barros, e como oradores, Sara Marques (Black & White e Sunny Side Bar), Jorge Vieira (Fumados Vieira), Daniela Monteiro (Startup Braga) e Rui Santos Couto (Musicverb).

Sara Marques, representante do “Black & White” e do “Sunny Side Bar” partilhou a paixão que ganhou pelo marketing e expôs que nos seus negócios essa é uma área bem explorada, acreditando é a forma mais interessante de inovar.

Jorge Vieira, representou o negócio familiar com mais de uma década, o “Fumados Vieira”, o negócio que surgiu num momento de lazer em que uma criança queria um hamburger e a única carne disponível era a de coelho, o representante usou o seu lado criativo e inovador e criou hambúrgueres de coelho. A experiência correu tão bem que hoje comercializam não só hambúrgueres, como presuntos, alheiras e chouriços de coelho.

Daniela Monteiro, representou a “Startup de Braga”, e com uma interação ativa do público começou por explicar o que significa uma startup e uma incubadora de empresas, dando a conhecer que a sua representada apoia a criação e o desenvolvimento de projetos nas diferentes fases do ciclo de vida.

Rui Santos Couto, criador do projeto Musicverb, apresentou a sua plataforma de gestão para música ao vivo, que consiste num serviço online de organização de eventos, conjuga música e diversidade e tem como principal objetivo agilizar a gestão de toda a informação entre as agências e os festivais. O discurso ficou marcado pela persistência de vingar o negócio.

O encerramento ficou a cargo de Alexandra Braga e Jéssica Nunes, que partilharam o agrado em ver o sucesso daquele que foi o primeiro seminário de Gestão e Negócio de PME.