Entrada > Notícias > 1º Desafio Empresarial concluído com sucesso
Publicado em: 06 Janeiro 2017

1º Desafio Empresarial concluído com sucesso

Nos dias 26 e 27 de novembro, vinte e cinco Estudantes e Docentes da ESTG trocaram o seu fim-de-semana para desenvolver ideias/propostas de soluções ao Desafio Empresarial lançado pela Europe Direct à ESTG.

Os Desafios Empresariais consistem na apresentação de situações concretas do quotidiano das empresas, tendo em vista a respetiva discussão por equipas de Docentes/Investigadores e Estudantes para desenvolvimento de ideias/protótipos de soluções inovadoras.

Este primeiro desafio empresarial foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Informação Europe Direct (CIED) do Tâmega e Sousa, um organismo oficial de informação europeia que, através dos seus centros de informação locais, pretende atuar como intermediário entre os cidadãos e a União Europeia.

O desafio incidiu sobre o tema ‘União da Energia e Clima’, uma das 10 prioridades da Comissão Europeia, que pretende trabalhar os domínios das alterações climáticas e efeitos de estufa, e teve em conta o Acordo de Paris (COP21), cujo objetivo principal é travar o aquecimento global em, pelo menos, 2 graus celsius até 2030, e consistiu na conceção de uma aplicação multimédia que contribuísse para a sensibilização dos cidadãos na adoção de práticas mais ecológicas e sustentáveis, no uso de energias limpas e na redução das emissões de dióxido de carbono.

Organizado pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE), o primeiro desafio empresarial, ficou marcado por uma grande recetividade por parte dos Estudantes e Docentes/Investigadores da Escola, particularmente da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática, e do Curso Técnico Superior Profissional de Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, que atingiram o número máximo de equipas estipulado para o Desafio.

Os protótipos apresentados pelas equipas tiveram como principais objetivos desenvolver soluções que, de forma criativa e pouco invasiva, ajudassem a calcular a pegada ecológica dos utilizadores, ajudassem na escolha de um veículo ou eletrodoméstico que melhor se adeque às necessidades e consumos diários do consumidor, ou até mesmo reportar crimes ambientais e informar as entidades competentes.

O vencedor foi o projeto Think Green, que consiste numa aplicação que pretende funcionar como uma rede social para a partilha de notícias relativas a este tema e desenvolver uma espécie de jogo/competição (individual e coletiva) para cálculo da evolução da pegada ecológica com base nas ações do dia-a-dia. Caso a evolução seja positiva serão atribuídas “medalhas” de recompensa. A solução passa por uma estratégia de gamification, uma tendência do marketing que usa mecanismos ou elementos de jogos para resolver problemas práticos.

A equipa Think Green recebeu um prémio de 500 euros atribuídos pela Europe Direct.

O júri foi presidido pela Doutora Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, e contou com a presença do Dr. Paulo Barbosa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Presidente da Profisousa, entidade que dispõe da valência Centro de Informação Europe Direct (CIED) do Tâmega e Sousa, e da Dr.ª Manuela Alves, colaboradora da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, na área do Ambiente.

Os Desafios Empresariais integram o Plano de Atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG, que contempla mais três Desafios para este ano letivo. Esta atividade tem registado uma grande recetividade também por parte dos Parceiros, sendo que as Empresas dos próximos Desafios já estão definidas. Sem divulgar o nome das Empresas, podemos já avançar que se tratam de empresas nacionais de grande dimensão em setores de atividade bastante diferentes como retalho, farmácia e mobiliário.

Fiquem atentos!