Entrada > Notícias > “ESTG Masters” e a Transição Digital
Publicado em: 03 Julho 2023

“ESTG Masters” e a Transição Digital

A Transição Digital e os resultados alcançados no âmbito do Projeto “Qualidade 4.0 - Transformação Digital nos Sistemas de Gestão da Qualidade” dominaram a edição deste ano do ESTG Masters.

A abertura do evento contou com a intervenção gravada em vídeo do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, do Presidente da ESTG, Luís Lima e do Pró-Presidente para Transformação Digital e Sistemas de Informação do P.PORTO, Paulo Maio.

Na parte da manhã, tivemos o Workshop - Abordagem Prática à Transformação Digital nas Instituições de Ensino Superior, a cargo de Jorge Ribeiro da Ubiquity Technology.

Na sessão plenária promoveu-se uma discussão sobre os desafios da Transformação Digital, foram apresentadas as melhores práticas e estratégias para empresas que desejam adaptar-se à nova era digital. Foi convidado nesta sessão, Frederico Reis, CEO @ Ubiquity Technology, com uma abordagem para os resultados alcançados no âmbito do Projeto do P.PORTO, Qualidade 4.0 - Transformação Digital nos Sistemas de Gestão da Qualidade. Entre os temas abordados destacaram-se a inovação digital, a gestão de dados e a segurança da informação, a automação de processos, a transformação cultural nas empresas, entre outros.

Seguiram-se as sessões paralelas dos diferentes cursos de mestrado com os alumni convidados, Miguel Guimarães, Ana Sofia Costa, Iolanda Rocha, Diana Machado, Soraia Santos, Emanuel Lopes e Susana Pereira. Agradecemos a todos, os momentos de partilha de experiências e de entreajuda através dos testemunhos deixados aos atuais estudantes.

A tarde de trabalhos continuou com as apresentações dos artigos dos cerca de cem estudantes selecionados e no final da tarde, no encerramento do evento, Vítor Braga, Diretor do CIICESI, deu início à entrega dos prémios BEST Paper. Os prémios são atribuídos ao melhor artigo apresentado em cada curso e consistem no reembolso do pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Parabéns a tod@s os vencedores desta 13ª edição do ESTG Masters:

Mestrado em Engenharia Informática

Filipe Oliveira, com o artigo: "Dynamic Management of Distributed Machine Learning Problems".

Mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor

Ana Afonso, com o artigo: "Um olhar sobre as questões de género e a participação das mulheres em organizações do Terceiro Setor".

Mestrado em Gestão de Projetos (em ex-aequo)

Inês Rodrigues, com o artigo "Connecting the dots: How does Lean Thinking contribute to Project Management?"
Pedro Mendonça, com o artigo "The Influence of Knowledge Management on Risk Management Results and Project Success in Portugal"
Bruno Amor, com o artigo "Digital transformation in Project Management: A sustainability approach"

Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas (em ex-aequo)

Joana Costa, com o artigo "Influência das Technology- Based Knowledge- Intensive Business Services (T-KIBS) na capacidade de inovação empresarial"