Entrada > Notícias > 2ª edição BSidesPorto
Publicado em: 02 Agosto 2021

2ª edição BSidesPorto

A segunda edição do BSidesPorto, um evento híbrido sobre segurança informática, organizado pela escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, realizou-se no passado dia 23 de julho de 2021.

A ESTG, mais uma vez, juntou a academia às empresas e aos profissionais na criação de sinergias de conhecimentos na área da segurança informática. Esta iniciativa foi desencadeada pela necessidade de se realizar um evento como este na região onde operam muitos profissionais da segurança informática e onde se encontram sediadas empresas de cibersegurança de várias dimensões.

O BSidesPorto pretende ser um evento recorrente de cibersegurança, na maior cidade do norte de Portugal.

Esta segunda edição contou com três masterclasses de cibersegurança: CiberSec: Cibersegurança e boas práticas no posto de trabalho, Criptografia do mundo real e Web Application Security Testing: A Must Everytime.

A abertura do evento ficou a cargo de António Pinto, docente da Escola e responsável pela organização do evento. O evento dividido em duas sessões, a primeira moderada por Gonçalo Hermenegildo, a segunda moderada por João Paulo Magalhães, docente da ESTG, contou ainda com sete oradores de referência na área da segurança informática, Phil Zimmermann - Post-Quantum algorithms, or Quantum Key Distribution? Which one solves the problem posed by quantum computers?; Rob Slade - NFTs: Digital cash and Bitcoins and Blockchains, Oh my!; Eduardo Izycki & Lenon Leite - Data leak lifecycle; Ricardo Mendes - Context-aware Privacy protection for Mobile Devices; Ricardo Araújo - Performance Assessment of Free-to-use Vulnerability Scanners; Mariana Pereira - Raising Awareness Towards Human Privacy in Modern Vehicles.

António Pinto, docente da ESTG na área da Segurança Informática, foi o responsável pela organização do evento que contou com a AET Europe, como patrocinador principal.