Entrada > Notícias > 4º Congresso Internacional da Regional HELIX 2019 discute ecossistemas empreendedores regionais e sustentabilidade
Publicado em: 24 Junho 2019

4º Congresso Internacional da Regional HELIX 2019 discute ecossistemas empreendedores regionais e sustentabilidade

A Escola de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) organiza a 4ª edição da Conferência Internacional - Regional Helix, que acontece de 26 a 28 de junho, no Porto.

Numa economia cada vez mais global e frenética, as cartografias regionais nem sempre são suficientemente registadas, discutidas e trabalhadas. Ao mesmo tempo a narrativa tentativa erro é, muitas vezes, desencorajada, considerando-se que quando o sucesso emerge se deve ocultar as deambulações pelo potencial erro. É neste cenário, em que os novos paradigmas da indústria e os processos de agregação de valor exigem uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade dos ecossistemas empreendedores e sobre as relações entre empresas, governo, sociedade e os processos de criação de conhecimento que surge a 4ª conferência internacional da Regional HELIX, subordinada ao tema “Regional Entrepreneurial Ecosystems and Sustainability – Rethinking the Helix”.

Desde a sua génese que a Regional HELIX faz sobressair a importância da cooperação e esta quarta edição não é exceção, sendo uma organização conjunta entre a ESTG, através do seu centro de investigação (CIICESI), do NECE (centro de investigação do Departamento de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior) e do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os três dias do congresso (26, 27 e 28 de junho) serão divididos entre o consórcio doutoral (organização a cargo da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), a abertura oficial com um convidado internacional - Andrés Rodríguez-Pose, sessões paralelas e uma mesa redonda, onde serão apresentadas temáticas diversas em torno da inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia.

Andrés Rodríguez-Pose, docente na London School of Economics, especialista em desenvolvimento regional terá a seu cargo a sessão de abertura no dia 27 de junho na Porto Global Hub (Porto Design Factory). A mesa redonda (28 de junho) pretende ser um espaço de reflexão e debate de caminhos individuais e coletivos inerentes ao papel dos clusters na interação entre academia e a indústria. Finalmente, nas várias sessões paralelas estarão investigadores, nacionais e internacionais, a apresentar e discutir diversas temáticas em torno dos mais variados ecossistemas.

 

As inscrições na Regional HELIX 2019 podem ser feitas no site do evento, em: regionalhelix.estg.ipp.pt e a participação na mesa redonda é livre.

 

 

Programa

26 de junho

10:00 – 18:00 Consórcio doutoral

27 de junho

09:30 | Sessão de abertura

10:00 |  Keynote Speaker - Andres Rodriguez-Pose, London School of Economics

11:30 |  Sessões paralelas 1; 2 & 3

14:00 |  Sessões paralelas 4; 5 & 6

16:00 |  Sessões paralelas 7; 8 & 9

28 de junho

09:30 | Sessões paralelas 10; 11 & 12

11:30 | Sessões paralelas13; 14 & 15

14:00  | Mesa redonda – Clusters e desenvolvimento regional

 

Combined Shape

Navigation