Entrada > Notícias > 5º Desafio Empresarial une a academia às empresas de Amarante
Publicado em: 03 Dezembro 2018

5º Desafio Empresarial une a academia às empresas de Amarante

No fim-de-semana passado, quatro equipas trabalharam na resposta ao Desafio Empresarial lançado pela Associação Empresarial de Amarante (AE Amarante) à Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Os desafios empresariais consistem em problemas reais identificados por empresas e entidades, apresentados à ESTG, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE), para que sejam solucionados.

Este foi o 5º Desafio Empresarial proposto à Escola e desta feita desenvolvido em colaboração com a Associação Empresarial de Amarante. Para resolver o problema identificado pela AE Amarante, juntamos estudantes, docentes e investigadores, que se organizaram em grupos de trabalho para debate de ideias.

O desafio que a AE Amarante incidiu sobre a seguinte discussão: Como otimizar a capacidade produtiva utilizando modelos colaborativos? O desafio consistiu na criação de um modelo colaborativo que permita às empresas fabricantes de urnas do Município de Amarante trabalharem em conjunto para assim fazerem face a encomendas de grandes quantidades.

Durante quatro dias, as equipas, num total de 20 pessoas, desenvolveram o trabalho utilizando metodologias de Design Thinking. João Pedro Pinheiro, Presidente da Associação Empresarial de Amarante, Lúcia Andrade da InvestAmarante e alguns empresários do setor estiveram presentes no primeiro dia (sexta-feira) para apresentação do problema em estudo.

Ouvidas todas as propostas de solução pelo Júri foi conhecida a equipa vencedora, constituída pelos estudantes Mário Leite, Paulo Cunha e Manuel Lemos, pelo investigador do CIICESI, Ricardo Barbosa e pelo Prof. Ricardo Santos. O júri deste desafio foi composto pela Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, pelo Presidente da AE Amarante, João Pedro Pinheiro, pelo Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, e pelo Proprietário da empresa JorisCastro, Joaquim Castro.

O projeto vencedor propõe a criação de uma plataforma que permita a divisão de grandes encomendas pelas várias empresas do setor de uma forma rápida e justa, possibilita a captação de novos fornecedores, o estabelecimento de parcerias com as principais transportadoras e a simplificação do processo de fabrico

Os Desafios Empresariais integram o Plano de Atividades do GAE, que procura com este tipo de dinâmicas não só aproximar os Estudantes ao Tecido Empresarial, mas também que estes possam desenvolver algumas das competências mais procuradas pelos empregadores como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e desenvolvimento do espírito crítico e inovador.

Este Desafio Empresarial foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto, com o apoio da AE Amarante e da InvestAmarante, com a coordenação científica e pedagógica da ESTG, através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

O próximo Desafio Empresarial está para breve. Estejam atentos!