Entrada > Notícias > A Douro Verde Vintners lançou-nos um desafio
Publicado em: 12 Novembro 2019

A Douro Verde Vintners lançou-nos um desafio

O Desafio Empresarial lançado à ESTG pela Douro Verde Vintners e decorreu, este fim-de-semana, em que se celebrou o do Dia Internacional do Enoturismo!

A Douro Verde Vintners é um grupo formado pelas seguintes empresas: Quinta da Covela, 1000 Curvas, Paço do Teixeirô, Quinta da Massôra e Quinta do Ferro.

Este desafio empresarial lançado aos nossos estudantes, docentes e investigadores incidiu sobre a seguinte discussão: “Como comunicar ao mercado a diferenciação da sub-região dos Vinhos Verdes de Baião e dos seus produtos?”, e durante quatro dias, as equipas, num total de 25 pessoas, desenvolveram o trabalho utilizando metodologias de Design Thinking, onde criaram estratégias e iniciativas que permitem às empresas comunicar melhor os seus produtos e evidenciar a sua diferenciação.

A arquiteta Micaela Fonseca da Quinta do Ferro apresentou na sexta-feira dia 8 de novembro, aos participantes o desafio. Os participantes trabalham na resposta, durante este fim de semana e ontem foram ouvidas as propostas de solução perante o júri.

O júri foi composto pela Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, pela Gerente da Quinta do Ferro, Micaela Fonseca, e pelo Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

A equipa vencedora é constituída pelos estudantes Ana Fonseca, Cláudio Costa, Diana Machado, José Pereira e pela Prof. Teresa Barros. O seu projeto propõe uma nova estratégia de posicionamento da Douro Verde Vintners, que passa por uma aposta de Rebranding da marca e do seu posicionamento quer nas redes sociais quer na sua disposição quando colocados no mercado.

Os Desafios Empresariais integram o plano de atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG, que procura com este tipo de dinâmicas não só aproximar os estudantes ao tecido empresarial, mas também que estes possam desenvolver algumas das competências mais procuradas pelos empregadores como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e desenvolvimento do espírito crítico e inovador.

Este desafio empresarial foi o quarto e último desafio do conjunto organizado com a CIM do Tâmega e Sousa e ESTG. O próximo Desafio Empresarial está para breve. Estejam atentos!