Entrada > Notícias > A inserção das marcas no metaverso
Publicado em: 04 Maio 2023

A inserção das marcas no metaverso

Artigo de opinião de Ana Carolina Andrade, estudante do Mestrado em Práticas Jurídico-Digitais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

O metaverso é um ambiente virtual baseado em conceitos do mundo físico, mas também pode ser uma criação totalmente nova e única que não tem relação direta com a realidade. Este pode ser utilizado para a criação de mundos virtuais onde os utilizadores podem interagir uns com os outros e com o ambiente de maneira semelhante a como o fazem no mundo físico. Estes mundos virtuais podem ser tão simples como jogos online ou tão complexos como simulações de espaços físicos ou até mesmo mundos futurísticos.

Com o aumento do acesso à internet e o crescente número de utilizadores, a presença das marcas no ambiente virtual tem-se tornado cada vez mais relevante, uma vez que é um espaço que permite a criação de experiências imersivas e inovadoras, onde muitas empresas estão a investir com o intuito de se relacionarem com o seu público-alvo. As marcas podem usar o metaverso para criar comunidades em torno dos seus produtos ou serviços.

A aposta das empresas em criar uma presença digital também tem vindo a crescer nos últimos anos. As grandes empresas, não querendo ficar para trás, têm vindo a ter uma presença cada vez maior seja lançando produtos digitais, na simples representação dos seus produtos reais ou conteúdos exclusivos apenas para o mundo digital. O que é especialmente importante, num mercado cada vez mais competitivo onde as empresas precisam de se diferenciar e destacar de modo a atrair e reter clientes.

O metaverso oferece uma oportunidade para as marcas experimentarem novos modelos de negócio. Em vez de apenas vender produtos, podem criar serviços e experiências que só podem ser encontradas no ambiente virtual. Isso pode incluir desde assinaturas mensais até à venda de itens virtuais exclusivos. As possibilidades são infinitas e as empresas que se conseguirem adaptar a essa nova realidade terão uma grande vantagem competitiva.
Além disso, o metaverso apresenta desafios em relação à privacidade e segurança dos dados dos seus utilizadores. As empresas devem estar preparadas para proteger a privacidade dos utilizadores e garantir que os seus dados não sejam comprometidos ou usados de maneira inadequada.

O metaverso pode ser uma grande oportunidade para as marcas se reinventarem e se conectarem com o seu público de maneiras inovadoras. No entanto, isso requer um compromisso com a autenticidade e a relevância, além de um foco na privacidade e segurança dos dados dos seus utilizadores. As marcas que conseguirem superar esses desafios terão uma grande vantagem competitiva e estarão bem posicionadas para prosperar em um mundo cada vez mais digital.