Entrada > Notícias > A internacionalização do Tâmega e Sousa em debate
Publicado em: 10 Julho 2019

A internacionalização do Tâmega e Sousa em debate

A Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, na qual a ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do P.PORTO, é parceira promoveu o Seminário “Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização”, realizado a 27 de junho na Casa das Artes de Felgueiras.

O seminário “Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização”, inserido nas comemorações dos 20 anos da ESTG, contou com a participação do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, bem como de vários especialistas nesta matéria, nomeadamente da AICEP Portugal Global, da ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção e da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP). Dirigido a atores públicos e privados da região, o evento realizou-se com o intuito de apoiar a internacionalização dos setores empresariais estratégicos no Tâmega e Sousa, e assumiu-se como um espaço de debate e reflexão sobre os mais recentes desenvolvimentos neste âmbito.

O evento foi também o momento para o encerramento oficial do Projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’ coordenado pelo CETS (Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa) em co-promoção com a ESTG, a Dolmen, a Ader-Sousa e a CIM-TS (Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa) e dinamizado com o intuito de internacionalizar a região. No âmbito do projeto e durante três anos, foram feitas várias ações, desde o desenvolvimento do estudo estratégico, a capacitação para a internacionalização, a promoção da região na diáspora portuguesa, ações de benchmarking internacional, ações de promoção, conhecimento e acesso a diversos mercados e o desenvolvimento de uma plataforma para a promoção internacional das PME do Tâmega e Sousa. As iniciativas desenvolvidas ao abrigo deste projeto são cofinanciadas pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Houve ainda lugar à apresentação do Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa, uma publicação editada pela CIM do Tâmega e Sousa, e que pretende ser uma ferramenta de trabalho para apoiar os empresários e as empresas nas suas decisões e estratégias de internacionalização.

A abertura da sessão esteve a cargo do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Fernando Freire de Sousa, e do Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, seguindo-se uma apresentação do território do Tâmega e Sousa e das suas potencialidades empresariais pelo Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto.

O painel da manhã dedicado ao ecossistema da internacionalização do Tâmega e Sousa, e contou com intervenções do presidente da Calvelex S.A e da ANIVEC/APIV, César Araújo, do co-CEO da Aveleda S.A., Martim Guedes, do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, Carlos Vinhas Pereira, e da Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa. A moderar o painel esteve Teresa Silveira, jornalista do Vida Económica.

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização fez uma apresentação dedicada aos desafios da internacionalização da economia, no início da tarde, a que se seguiu a apresentação do Atlas de Internacionalização do Tâmega e Sousa, pelo CEO da Finance XXI Consulting, José Marques da Silva, autor e coordenador científico da publicação, terminando a sessão com a temática das políticas de apoio à internacionalização, pela voz do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

 

 

Notícias Relacionadas

CIM Tâmega e Sousa vai debater o desafio da internacionalização | in Verdadeiro Olhar | 21-06-2019

Seminário “Do Tâmega e Sousa para o mundo: o desafio da internacionalização” com a participação do Secretário de Estado da Internacionalização |  in ValSousaTV | 26-06-2019


Fotos: CIM Tâmega e Sousa
Combined Shape

Navigation