Entrada > Notícias > A Literacia Financeira: lições para a vida
Publicado em: 31 Janeiro 2022

A Literacia Financeira: lições para a vida

O VI Seminário do Curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Negócio de PME (CTeSP em GNPME) decorreu no passado dia 28 de janeiro, deixando à reflexão a Literacia Financeira.

A realização do Seminário do CTeSP em GNPME é anual, insere-se nas atividades da unidade curricular de Inovação e Empreendedorismo do Curso e tem organização entregue aos estudantes. O tema escolhido para esta edição – “Literacia Financeira” – é atual e com interesse quer para a comunidade estudantil quer para a sociedade empresarial. A literacia financeira resume-se à forma como lidamos com as finanças no nosso dia-a-dia. Esta competência engloba a gestão de um orçamento, a poupança, as taxas de juro, créditos e impostos. Espera-se com esta gestão o atingir da estabilidade financeira no presente e no futuro.

Juntaram-se cerca 50 participantes, entre eles estudantes e professores do ensino secundário e estudantes das licenciaturas da ESTG.

A exposição dos oradores convidados, os empreendedores Vítor Martins e João Castro, foi em torno das principais questões diretamente relacionadas com o tema, procurando desmistificar os aspetos financeiros do dia-a-dia. Destacou-se o papel essencial do planeamento financeiro a médio e longo prazo e a necessidade de permanecer-se atento e estudar constantemente as ofertas existentes no mercado.

O jornalista especialista em finanças pessoais, Pedro Anderson, enviou uma mensagem previamente gravada, com alguns preciosos conselhos em como gerir os recursos de cada um, desde a necessidade de criar um fundo de emergência e de investir uma parte do que se conseguir poupar.

Os estudantes do CTeSP de GNPME não podiam estar mais satisfeitos com o sucesso do evento que é o culminar de um trabalho desenvolvido que lhes permite adquirirem competências de organização, comunicacionais e de trabalho em equipa.  

 

Combined Shape

Navigation