Entrada > Notícias > Acolhimento dos novos estudantes das Licenciaturas na ESTG
Publicado em: 06 Janeiro 2017

Acolhimento dos novos estudantes das Licenciaturas na ESTG

Integrar os novos estudantes das licenciaturas, apresentando-lhes todos os intervenientes que ao longo do seu percurso académico terão um papel bastante ativo, foi o principal objetivo da sessão de acolhimento aos estudantes das licenciaturas que decorreu, ontem na ESTG.

Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, deu as boas-vindas aos novos estudantes das licenciaturas da ESTG, felicitando-os pelo ingresso no P.PORTO, a 4ª instituição de ensino superior mais procurada do país. A Presidente identificou de uma forma sucinta os recursos que estão ao dispor dos estudantes, ao nível da investigação e inovação: o Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação - CIICESI, o Gabinete de Apoio ao Empreendedor – GAE. Lançou ainda o desafio aos estudantes para que abracem todas as oportunidades que a Escola lhes proporciona para adquirem as competências necessárias para o posterior ingresso no mercado de trabalho, que integrem os projetos de investigação, as bolsas de investigação, e caso isso se proporcione, que contactem o GAE para obterem apoio na análise da viabilidade de ideias de negócio, que poderão culminar com a criação de empresas e enriquecer a comunidade ESTG SPIN-OFF.

Berta Batista, Provedora do Estudante do P.PORTO, recordou com nostalgia a sessão de acolhimento aos estudantes do ano anterior, pois coincidindo com o momento em que assume a Provedoria, foi na ESTG o seu primeiro contacto com os estudantes enquanto Provedora. Mostrou-se, assim muito satisfeita por estar presente pelo segundo ano para receber estes novos estudantes. A Provedora do Estudante expôs as obrigações do seu cargo, na defesa dos legítimos interesses dos estudantes, pedindo que estes sejam interventivos na atividade da Escola, participativos nas reuniões pedagógicas e apresentem sempre as situações que os deixam desconfortáveis. Para Berta Batista, a apresentação de queixas/sugestões tem sempre em vista a melhoria continua resultando na criação de valor para toda a comunidade.

Os momentos seguintes estiveram a cargo dos coordenadores das Licenciaturas, que de uma forma geral se apresentaram, deram os parabéns aos estudantes pela nova etapa das suas vidas e mostraram a disponibilidade para os receber e ajudar sempre que necessitem.

Seguiram-se as intervenções de Teresa Barros e Sónia Carneiro, coordenadoras do Gabinete de Relações Internacionais e dos Serviços Académicos, respetivamente, que deixaram uma breve apresentação das valências dos serviços que representam, deixando total disponibilidade para receber os alunos e os auxiliar ao longo do seu percurso.

As representantes dos Serviços de Ação Social, Susana Faria e Paula Camilo, apresentaram todos os apoios sociais que se encontram ao dispor dos estudantes, durante a frequência do ensino superior, bem como a forma de acederem a Bolsas de Estudos, complementos de bolsa, bolsas em mobilidade, os auxílios de emergência e os apoios aos estudantes deslocados.

Por último, a Enfermeira Diana Lapa e a Psicóloga Helena Martins, apresentaram o programa “Riscos & Desafios” integrado no projeto “Sempre Perto”, dirigido a todos os estudantes do 1º ano, que pretende promover a adaptação académica e o crescimento psicossocial dos estudantes através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Este projeto liderado pela Doutora Cristina Prudêncio da Escola Superior de Saúde percorrerá as 8 escolas do Grupo P.PORTO ao longo do ano.