Entrada > Notícias > Agricultura Circular esteve em debate na ESTG
Publicado em: 12 Junho 2019

Agricultura Circular esteve em debate na ESTG

A Agricultura Circular esteve em debate na IIª Conferência de Ambiente que se realizou na ESTG, escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, na passada semana sexta-feira, dia 07 de junho.

O evento inserido na programação das comemorações dos 20 anos da ESTG, reuniu na Escola, vários interessados pela temática, com particular predominância nos colaboradores das cooperativas agrícolas dos concelhos vizinhos da cidade de Felgueiras.

Parceira na organização, a Cooperativa Agrícola – Terras de Felgueiras, fez-se representar pelo seu Presidente de Direção, Casimiro Alves, que se juntou a Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, Telmo Pinto, 1 º Secretário Executivo Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Fernando Fernandes para a sessão de abertura da Conferência realizada no final da semana em que se comemorou o Dia Mundial do Ambiente.

Fernando Fernandes deu nota de uma medida aprovada recentemente em reunião de Câmara, em termos ambientais, e desde logo considerada como prioritária aquando da tomada de posse do executivo: a redução das perdas de água da rede pública de abastecimento, que se estimam na ordem dos 50 a 60%.

Telmo Pinto, lembrou também a preocupação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa com as questões ambientais que estão a ser trabalhadas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa desenvolvido em conjunto com algumas instituições de ensino superior.

A realização desta conferência pela ESTG pretendeu despertar a comunidade e para os principais desafios ambientais que são colocados ao setor agrícola e debater de que modo estes podem ser superados. Foram apresentados alguns projetos e soluções inovadoras para o desenvolvimento de modelos de negócio de economia circular aplicados à agricultura.

O Painel de oradores convidados, nesta II Conferência de Ambiente, foi composto por Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro, Anabela Silva, da UTAD, Liliana Perestrelo, da Naturalfa, Fernando Paiva da DEMETER, José Rui Gomes e Cláudio Moreira, da Universidade do Minho e GLanDrive / Mitel de Portugal, com moderação de Rui Pinto da Cooperativa Terras de Felgueiras.