Entrada > Notícias > Alumni da ESTG premiado pela Ordem dos Engenheiros
Publicado em: 12 Outubro 2020

Alumni da ESTG premiado pela Ordem dos Engenheiros

Hélio Sousa, diplomado pela ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, venceu o prémio Melhor Estágio Norte, atribuído pela Ordem dos Engenheiros.

Hélio diplomou-se pela ESTG na Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores e pelo Mestrado em Engenharia Informática. Recentemente decidiu fazer o ingresso na Ordem dos Engenheiros e viu, agora, o seu trabalho reconhecido como o melhor estágio na região norte, no colégio de Engenharia Informática.

A Ordem dos Engenheiros Norte anunciou os vencedores e entregou os prémios anuais de “Melhor Estágio Norte” a cada colégio de engenharia, no passado dia 8 de outubro numa edição especial realizada online.

O prémio reconhece o trabalho desenvolvido pelos jovens engenheiros que com os seus estágios passam a membros efetivos da Ordem dos Engenheiros. Os vencedores por cada colégio de engenharia receberam 500 euros e todos os restantes nomeados receberam uma menção honrosa.

O trabalho de Hélio Sousa, desenvolvido no âmbito do seu curso de mestrado, e implementado na Câmara Municipal de Lousada tinha como tema “Sistema de gestão de eventos de segurança de informação em alta disponibilidade”. A implementação do OSSIM - Open Source Security Information Management permitiu à autarquia o acesso a relatórios no que concerne à segurança e estado da infraestrutura de rede, que servem de base para correções e informações para melhorias da segurança da infraestrutura. As vantagens são inúmeras no que diz respeito à unificação das plataformas de monitorização, com especial destaque para a monitorização de eventos de segurança de informação, que se resumiam a plataformas isoladas e sem correlação. Foram consolidados uma panóplia de logs de tipologias de fontes diferentes, e apresentados de forma a dar visibilidade, em tempo real, do estado geral da segurança da informação auferida pelo Município.

Atualmente Hélio Sousa colabora também com a ESTG, lecionando as unidades curriculares de Projeção e Planeamento de Redes e Administração de Sistemas Informáticos na Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores e na Licenciatura em Engenharia Informática, respetivamente.

Parabéns Hélio por esta conquista e muitos sucessos!