Entrada > Notícias > ESTG apresenta a sua Escola de Negócios em Amarante
Publicado em: 23 Novembro 2018

ESTG apresenta a sua Escola de Negócios em Amarante

A Industry Business School (IBS), recém-criada Escola de negócios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), foi apresentada publicamente no dia 14 de novembro, na cidade de Amarante, numa sessão que juntou a academia e o tecido empresarial da região do Tâmega e Sousa e dos concelhos limítrofes.

Foram muitas as pessoas presentes no Centro Cultural de Amarante com o intuito de conhecer a IBS e a sinergia que esta promove entre o tecido empresarial e o seu potencial científico e académico.

José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante lembrou o desafio que lançou ao Politécnico do Porto (P.PORTO) para criar, em Amarante, formações que fossem de encontro ao exigido pelas empresas locais. A resposta surge, através da ESTG e da IBS com a abertura da pós-graduação em Marketing Digital para a Internacionalização, primeira formação a avançar e que decorrerá na cidade de Amarante. Lembrou ainda a excelente parceria existente entre o Município e a ESTG, com vários projetos concluídos e outros em curso, elogiando o espírito empreendedor do P.PORTO e dando as boas-vindas a Amarante, à Industry Business School.

Telmo Pinto, 1º Secretário Executivo da CIM Tâmega e Sousa, considerou que o lançamento da IBS é um bom exemplo de uma abordagem diferente que trará mudança e desenvolvimento para os concelhos da área de atuação desta Comunidade Intermunicipal. Agradeceu à ESTG todo o esforço desenvolvido ao longo dos anos na ligação a este território e todos os projetos executados em prol do seu crescimento económico.

Para a Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, a IBS disponibiliza um serviço fundamental às empresas, estando focada em formações especialmente concebidas para responder às suas necessidades. Toda a sua ação formativa é criada de forma estratégica, e de raiz com o tecido empresarial e com os parceiros empresariais, que são profissionais de referência nas áreas de especialização da IBS, garantindo assim a qualidade e eficácia da formação.

João Rocha, Presidente do P.PORTO mencionou que o Politécnico do Porto, enquanto instituição pública procura devolver à comunidade aquilo que ela também oferece numa perspetiva de valorização recíproca. Para o alcance do sucesso desta Escola de Negócios ser garantido a longo prazo, o Presidente deixa o desafio às empresas da região para a identificação das suas necessidades, considerando a resiliência existente na ESTG perante as dificuldades e vendo assim crescer o papel interventivo desta Escola, junto da região e das empresas.

Fábio Duarte, Presidente da Comissão de criação da IBS, sublinha que esta Escola de Negócios nasce com o intuito de assumir o desafio de oferecer planos de formação, não conducentes de grau, com especial enfoque no sector industrial e na gestão de PME. Refere ainda que a IBS procura orientar a sua política de formação executiva para quadros superiores e intermédios de PME que, não raras vezes, se afastam do sistema de ensino superior tradicional. Termina assumindo que na IBS as empresas, os empresários e empreendedores poderão encontrar formações de curta duração, pós-graduações e/ou MBA que lhes permitirão não só atualizar determinadas competências como também desenvolver as primeiras abordagens a novas áreas da gestão numa ótica de conhecimento multidisciplinar.

A cerimónia terminou com o debate: “Capacitação de PME: Formação Executiva - Oportunidades e Tendências”, moderado por Maria Isaura Magalhães. Foram convidados deste debate Alexandre Meireles, Diretor Nacional da ANJE, Isabel Fonseca, Diretora da Hozen Academy e Márcio Nogueira, Strategy Director da Impacting Digital.

A IBS apresentará novas ofertas formativas em 2019, contando já com um MBA Executivo, uma Pós-Graduação em Marketing Digital para a Internacionalização e um Programa de Formação Avançada em Inovação Social.