Entrada > Notícias > As relações laborais do Século XXI
Publicado em: 07 Junho 2018

As relações laborais do Século XXI

As Relações de Trabalho do Sec. XXI, foi o tema da I Conferência Internacional de Direito do Trabalho organizada pela ESTG, com o apoio de diversas entidades que se ocupam do estudo destas relações laborais.

A conferência que juntou durante todo o dia, 180 pessoas na Casa das Artes de Felgueiras, aconteceu a 25 de maio de 2018 e revelou-se um instrumento de análise do momento atual das relações laborais promovendo uma reflexão dos novos rumos do Direito do Trabalho, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Na sociedade atual a relação de trabalho é regulada por meio de um contrato de trabalho, que define direitos e obrigações quer por parte do trabalhador, quer por parte da entidade empregadora. Durante a conferência foram debatidas as várias perspetivas das relações laborais e apresentadas e discutidas as mais relevantes temáticas na realidade atual do Direito do Trabalho.

A organização do evento foi da responsabilidade da Licenciatura e o Mestrado em Solicitadoria e insere-se no âmbito de atuação do CIICESI – Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação.

José Carlos Resende, Bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, Maria Fernanda Campos, Subinspetora da Autoridade para as Condições do Trabalho e Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG intervieram na sessão de abertura deste evento, que juntou na plateia os mais diversos profissionais, desde Advogados, Solicitadores, Empresários, colaboradores da Autoridade para as Condições do Trabalho, Estudantes e Docentes na área do Direito.

A conferência de encerramento ficou a cargo de Manuel Carvalho da Silva, do Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra, de António Leite, Delegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional e de Rosa Maria Rocha, Pró Presidente do P.PORTO e Coordenadora da Licenciatura em Solicitadora na ESTG.