Entrada > Notícias > B-BOX @Tâmega e Sousa acelera empreendedores
Publicado em: 04 Outubro 2017

B-BOX @Tâmega e Sousa acelera empreendedores

Transformar uma ideia em um negócio em apenas uma semana foi o desafio aceite pelos 24 participantes da B-Box.

A Primeira Edição do programa de pré-aceleração de ideias de negócio – Business-in-a-Box (B-BOX), decorreu em Celorico de Basto, de 11 a 16 de setembro, e teve como objetivo dotar os participantes de um conjunto de competências e ferramentas essenciais para a criação de um negócio, proporcionando aos participantes um ambiente único para testar ideias de negócio.

Durante uma semana, 24 participantes, 4 formadores, 10 mentores e 2 testemunhos, deram corpo à Primeira Edição da B-Box, um programa que através de uma abordagem muito prática, reuniu um conjunto de formações essenciais para a criação de um negócio, como marketing, modelo de negócio, financiamento e investimento. Ao longo da semana houve ainda sessões de mentoria e partilha de testemunhos.

Segundo Rafael Pedrosa, responsável pela Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do P.Porto e mentor do programa, este tipo de iniciativas são extremamente relevantes, pois permitem que os participantes  coloquem muitas questões sobre as suas ideias de negócio, surgindo momentos em que as certezas se desvanecem, e é nesses momentos que frequentemente os promotores vão crescendo.

O Pitch final teve lugar no Auditório Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 16 de setembro, onde os promotores das sete ideias de negócio tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias a um painel de júri.

Após um inquérito de avaliação, observou-se que o grau de satisfação dos participantes é elevado, e muitos referiram que gostavam de repetir a experiência na próxima edição da B-Box. Os participantes descreveram a sua participação na B-Box como “Uma experiência incrível”, “Extremamente benéfico! Além de divertido, foi extremamente educativo. Foi uma lição de aprendizagem bastante grande.”, “Em cinco anos nunca me senti tão vivo como a semana que passou”, “Hoje terminou uma semana absolutamente incrível e inesquecível. Isto é apenas o começo da maior aventura da minha vida!”.

Em virtude dos resultados sobre a satisfação dos participantes podemos afirmar que a Primeira Edição da B-Box @Tâmega e Sousa foi bem sucedida e impactante. Enquanto instituição de ensino superior, sabemos que temos um papel fundamental no desenvolvimento de uma atitude empreendedora e na preparação de futuros empreendedores.

Um agradecimento especial ao Politécnico do Porto e à AE-ESTG, que através do Orçamento Participativo da Ação Social (opAS), disponibilizaram 16 bolsas a estudantes do P.Porto, permitindo a sua participação de forma gratuita.

Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da Rede de Apoio à Atividade Económica, foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto e coordenada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.