Entraste numa nova fase, que é o ensino superior, e a ESTG está disponível para apoiar no processo de matrícula que este ano letivo se realiza exclusivamente online.
Quando e onde faço a minha matrícula?
A matrícula para os estudantes colocados nas Licenciaturas através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) – 1ª fase, decorre de 28 de setembro a 02 de outubro. As matéiculas da 2ª fase decorrem de 15 a 19 de outubro.
ETAPAS DO PROCESSO DE MATRÍCULA
- Rececionas as credenciais de acesso ao DOMUS, por email ou SMS
- Acedes ao sistema de matrículas em DOMUS.IPP.PT (Portal académico)
- Deves ter contigo os seguintes documentos: Bilhete de Identidade ou Cartão de cidadão; Cartão de contribuinte (ou cartão de cidadão); Data da toma da vacina do tétano (capa e respetiva página do boletim de vacinas)
- Dentro do Domus, a aplicação de apoio à inscrição abrirá de imediato. Caso não se verifique acedes a <inscrições> <inscrições 2020/2021>
- Deves verificar e, se necessário, completar todos os dados pessoais e estatísticos de preenchimento obrigatório.
- Pagamento integral da propina, ou da 1ª prestação da mesma, acrescida da taxa de matrícula e do seguro escolar
Como posso obter a certidão de matrícula e a declaração Pass Sub 23?
Podes obter estes dois documentos através da tua página pessoal do Domus, na opção de Menu > Inscrições.
Quando é que começa / termina o Ano Letivo?
O ano letivo, na ESTG, arranca na segunda-feira, dia 06 de outubro de 2020 e encerra a 31 de julho de 2021. Todos os períodos de atividades letivas, pausas académicas e realização de exames, estão publicados no calendário escolar da ESTG. Este calendário está publicado e sempre disponível na página inicial do MOODLE ESTG.
Quero candidatar-me a uma bolsa de estudos | Como posso fazer?
Todos os estudantes que tenham intenção de fazer candidatura a bolsa de estudos podem fazer o pedido. O período de candidaturas decorre entre 25 de junho e 30 de setembro ou nos 20 dias úteis seguidos à data da matrícula.
A candidatura é feita online e o formulário está disponível no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)
COMO POSSO OBTER AS CREDENCIAIS DE ACESSO?
Se já concorreu a bolsa de estudo em anos anteriores, utilize as credenciais (código de utilizador e palavra-chave) que lhe foram atribuídas.
Se é candidato ao CNAES e declarou que pretendia concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deve utilizar o link que lhe foi enviado por correio eletrónico.
Se não está em nenhuma das situações anteriores deve aceder a PORTAL.IPP.PT, fazer login com as mesmas credenciais da plataforma académica DOMUS, aceder às opções de menu SAS – Ação social > Bolsas de Estudo > Pré-registo e seguir as indicações.
Mais info no site dos Serviços de Ação Social
Como posso manter-me informado sobre as atividades da ESTG?
É importantíssimo que estejas atento ao email institucional! O email institucional é composto pelo teu número de estudante, seguido de @estg.ipp.pt e pode ser acedido em mail.ipp.pt. Toda a informação vinda por parte dos professores e pela área académica será enviada para este email.
No site da ESTG podes encontrar, toda a informação da instituição, desde notícias, eventos, informação sobre cursos, formações, workshops, notícias de bolsas, ofertas de emprego, entre muito mais que vamos disponibilizando. Estamos presentes também nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, YouTube e Issuu.
Tenho uma ideia que gostaria que se transformasse num negócio | A ESTG pode ajudar-me?
Temos à tua disposição ferramentas práticas de empreendedorismo que te permitirão desenvolver as competências necessárias para criares a tua própria empresa. O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG tem um projeto pensado para ti, estruturado em três eixos distintos: a Formação e Capacitação, a Incubação e a Geração de novos negócios. Se quiseres saber mais escreve para gae@estg.ipp.pt
Como posso aceder aos serviços da ESTG?
Na Biblioteca da ESTG encontra-se o acervo bibliográfico essencialmente constituído pela bibliografia técnica e científica das áreas e domínios temáticos dos cursos lecionados.
Os Serviços Académicos garantem o apoio técnico aos estudantes e utentes, prestando informações sobre as condições de ingresso e de frequência aos cursos lecionados.
O Centro de Informática presta um serviço de apoio informático, procurando dar resposta de forma personalizada às dúvidas dos vários utilizadores e aos problemas técnicos de utilização e configuração dos recursos existentes.
As formas de interação com os serviços, os horários e os contactos destes serviços encontram-se disponíveis AQUI!
Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:
Serviços Académicos da ESTG – sa@estg.ipp.pt
Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt