Entrada > Notícias > Bem-vindo à ESTG - Matrículas nas Licenciaturas
Publicado em: 13 Outubro 2021

Bem-vindo à ESTG - Matrículas nas Licenciaturas

Bem-vind@ à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto. O momento pelo qual tanto ansiavas chegou finalmente! Consulta abaixo informação sobre os primeiros passos na ESTG!

Agora que tens garantida a tua colocação na ESTG, o próximo passo é a realização da matrícula. O processo de matrícula é feito na sua totalidade online, com a plataforma académica DOMUS.

Caso pretendas podes também dirigir-te à ESTG, onde temos disponíveis salas com computadores (piso 0 do edifício principal) e recursos humanos para te apoiar nas questões que tenhas.

Quando e onde faço a minha matrícula?

A matrícula para os estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso, na 1ª fase de candidaturas, decorre de 27 de set a 01 de outubro, online através do portal académico DOMUS. Receberás um email com informações sobre o processo.

ETAPAS DO PROCESSO DE MATRÍCULA

. Rececionas as credenciais de acesso ao DOMUS, por email ou SMS.

. Acedes ao sistema de matrículas em DOMUS.IPP.PT (Portal académico)

Deves ter contigo os seguintes documentos: Identificação civil; Identificação fiscal; Data da toma da vacina do tétano (capa e respetiva página do boletim de vacinas)

. Dentro do Domus, a aplicação de apoio à inscrição abrirá de imediato. Caso não se verifique acedes a <inscrições> <inscrições 2021/2022>

Deves verificar e, se necessário, completar todos os dados pessoais e estatísticos de preenchimento obrigatório.

. Pagamento integral da propina, ou da 1ª prestação da mesma, acrescida da taxa de matrícula e do seguro escolar. No caso de seres candidato à Bolsa de Estudos de Ação Social do Ensino Superior poderás optar por realizar apenas o pagamento da taxa de matrícula e do seguro escolar.

Quando é que começa / termina o Ano Letivo?

O ano letivo, na ESTG, arranca na segunda-feira, dia 04 de outubro de 2021 e encerra no final de setembro do ano seguinte. Todos os períodos de atividades letivas, pausas académicas e realização de exames, estão publicados no calendário escolar da ESTG.

O calendário escolar pode ser acedido AQUI e está publicado na Intranet da ESTG.

Quero candidatar-me a uma bolsa de estudos | Como posso fazer?

Os serviços de ação social do Politécnico do Porto estarão na ESTG, no dia 29 de setembro, durante o dia, para dar apoio aos estudantes com questões de bolsa de estudo e alojamento.

Todos os estudantes que tenham intenção de fazer candidatura a bolsa de estudos podem fazer o pedido. Desde o dia 25 de junho de 2021, já é possível submeter o pedido de bolsa para o ano letivo 2021/2022. O formulário online está disponível no site da Direção Geral do Ensino Superior. Podes consultar os diferentes prazos AQUI!

COMO POSSO OBTER AS CREDENCIAIS DE ACESSO?

As credenciais de acesso à candidatura a Bolsa são obtidas mediante as diferentes situações abaixo.

Situação 1 – Se ao realizares a candidatura ao concurso nacional de acesso declaraste que pretendias concorrer à atribuição de uma bolsa de estudo, deves utilizar o link que te foi enviado por email. Se o link não funcionar ou se não tiver recebido as credenciais para aceder à candidatura a bolsa de estudo, clique aqui.

Situação 2 – Já tens credenciais, mas não te lembras da password? Podes recuperá-las na página de entrada do formulário de candidatura a bolsa, em <Esqueceu-se do seu código de utilizador ou da palavra-passe?>

Posso obter apoio para alojamento?

Na ESTG não dispomos de residências. Contudo, os estudantes bolseiros podem usufruir de apoio financeiro para o alojamento junto dos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto. Vê de que forma, neste vídeo.

Mais info no site dos Serviços de Ação Social

Como posso manter-me informado sobre as atividades da ESTG?

No site da ESTG podes encontrar, toda a informação da instituição, desde notícias, eventos, informação sobre cursos, formações, workshops, notícias de bolsas, ofertas de emprego, entre muito mais que vamos disponibilizando. Estamos presentes também nas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, YouTube e Issuu.

É também importante que estejas atento ao email institucional! O email institucional é composto pelo teu número de estudante, seguido de @estg.ipp.pt e pode ser acedido em mail.ipp.pt. Toda a informação vinda por parte da área académica será enviada para este email.

Tenho uma ideia que gostaria que se transformasse num negócio. A ESTG pode ajudar-me?

Temos à tua disposição ferramentas práticas de empreendedorismo que te permitirão desenvolver as competências necessárias para criares a tua própria empresa/o teu projeto. O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG tem um projeto pensado para ti, estruturado em três eixos distintos: a Formação e Capacitação, Incubação e a Geração de novos negócios. Se quiseres saber mais escreve para gae@estg.ipp.pt

Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:

Serviços Académicos da ESTG – sa@estg.ipp.pt

Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt