Entrada > Notícias > Best Paper de Engenharia Informática: João Pereira
Publicado em: 12 Março 2024

Best Paper de Engenharia Informática: João Pereira

Damos os parabéns ao nosso estudante pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2024 do ESTG Masters, um evento científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O prémio Best Paper do Mestrado em Engenharia Informática, na 14ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: " LIME: Otimização da criação de explicações" do estudante João Pereira em coautoria com Davide Carneiro.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns João e continuação de muitos sucessos! Ficamos com uma breve entrevista sobre esta experiência académica:

## Breve descrição do trabalho desenvolvido

Nos dias de hoje, estamos a assistir a um uso cada vez mais crescente da Inteligência Artificial em diversos setores na nossa sociedade atual e de modo a garantir que existe uma maior confiança e segurança na tomada de decisão por parte dos utilizadores finais, tendo por base os resultados gerados pela Inteligência Artificial, em setores críticos (por ex. setor da medicina, setor da indústria 4.0), surgiu a necessidade de se criarem métodos de explicação.

O trabalho desenvolvido insere-se na área de Explainable Artificial Intelligence (XAI), que é uma área que tem como objetivo principal explicar as previsões geradas pela Inteligência Artificial, nomeadamente previsões geradas pelos algoritmos de Machine Learning, de modo que os utilizadores finais consigam compreender o motivo pelo qual o algoritmo de Machine Learning gerou uma determinada previsão. Este trabalho tem como objetivo otimizar um método de explicação LIME, propondo diversas otimizações que irão ajudar a acelerar este método de explicação, no que toca a explicações em imagens.

## Em que medida o teu projeto contribui para uma sociedade melhor

Para além deste projeto ser mais uma contribuição no que toca à otimização do método LIME, uma das potenciais contribuições será na área da indústria 4.0, na explicação da deteção de defeitos em tecido, de modo a ajudar a minimizar o erro humano na inspeção de defeitos em tecidos

## De que forma a escola/os professores contribuíram para este prémio

Antes de mais, quero felicitar a ESTG pela organização da 14ª edição do evento ESTG Masters e agradecer à equipa docente do Mestrado em Engenharia Informática por me ter dado a oportunidade de poder apresentar o artigo neste evento que foi, sem dúvida, uma boa experiência pessoal. Quero também aproveitar para deixar um agradecimento ao professor Davide Caneiro, pela disponibilidade e apoio demonstrados desde o 1º dia em que este projeto se iniciou e pela orientação dada na construção deste artigo, sem isso a obtenção deste prémio não teria sido possível e quero também deixar uma palavra de agradecimento ao alumni da ESTG Filipe Oliveira por toda a ajuda dada na compreensão inicial dos conceitos deste projeto, parte deste prémio também lhes pertence!

## Como perspetivas o futuro próximo

Relativamente ao futuro próximo, pretendo dar continuidade aos trabalhos futuros propostos no artigo de modo que possa concluir a dissertação de mestrado e que consiga complementar um pouco mais a minha formação académica em Engenharia Informática.

## Como equilibras a tua vida profissional com a vida académica

Conciliar a vida profissional com a vida académica não é uma tarefa fácil e exige bastante resiliência e dedicação. O equilíbrio pode ser encontrado traçando-se pequenas metas/objetivos ao longo da caminhada académica e ir progredindo passo a passo. Para isso é necessário haver um pouco de sacrifício, tendo em mente que isto é apenas uma fase, de curta duração, na nossa vida e que agora estamos a semear para no futuro virmos a colher os frutos e por isso o importante é nunca desistir!

João Pereira, estudante do Mestrado em Engenharia Informática | 07-03-2024