Entrada > Notícias > Best Paper de Gestão de Projetos: Jastin Soares
Publicado em: 14 Março 2024

Best Paper de Gestão de Projetos: Jastin Soares

Damos os parabéns ao nosso estudante pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2024 do ESTG Masters, um evento científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão de Projetos, na 14ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: "Recolha e Classificação das Lições Aprendidas em Projetos: Uma Proposta para Otimização" do estudante Jastin Soares em coautoria com José Ângelo Pinto

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Jastin e continuação de muitos sucessos! Ficamos com o testemunho sobre esta experiência académica:

“Antes de mais quero agradecer ao Professor José Ângelo Pinto pela sua ajuda na realização deste artigo. Também quero agradecer aos restantes docentes do Mestrado de Gestão de Projetos que mostraram sempre disponibilidade em ajudar os alunos durante os vários desafios propostos ao longo do curso, por partilharem as suas experiências profissionais passadas e terem sempre uma postura de proximidade e carinho com todos os colegas. E por fim, mas muito importante para este resultado, quero agradecer a todos os meus colegas de turma que sempre estiveram presentes nas longas horas de estudo e desespero: Obrigado a Todos pelo verdadeiro espírito de camaradagem!
Neste artigo o foco foi apresentar o trabalho proposto para a minha dissertação que titulei de "Recolha e Classificação das Lições Aprendidas em Projetos: Uma Proposta para Otimização". O principal objetivo é otimizar o processo de registo de Lições Aprendidas, para tal é necessário determinar os campos de dados essenciais e criar um formato de armazenamento padronizado, e posteriormente explorar a classificação automática através de modelos computacionais. A metodologia de pesquisa definida combina uma revisão profunda da literatura com uma abordagem dedutiva utilizando inquéritos por questionário junto de gestores de projetos para melhorar o formato proposto e estudos de caso em ambiente real para validar a otimização proposta. Através deste trabalho proposto pretende-se melhorar a lacuna que existe na literatura em relação ao problema de registo das lições aprendidas de forma a obter bases de conhecimento mais uniformes e de qualidade para no futuro podermos colmatar o problema de extração de conhecimento das lições aprendidas, através de técnicas de computação avançadas de Machine Learning e Inteligência Artificial.
Por fim gostava de referir que considero que o plano de estudos do Mestrado de Gestão de Projetos está muito bem definido e bem planeado, e como é um curso pós-laboral permitiu com algum esforço adicional conciliar com a vida profissional.”

Jastin Soares, estudante do Mestrado em Gestão de Projetos | 09-03-2024