Entrada > Notícias > Best Paper de Gestão e Decisão Industrial: Diana Moura
Publicado em: 14 Março 2024

Best Paper de Gestão e Decisão Industrial: Diana Moura

Damos os parabéns à nossa estudante pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2024 do ESTG Masters, um evento científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão e Decisão Industrial, na 14ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: "Tributação Internacional e Desempenho Económico Empresarial: Uma Análise Econométrica dos Preços de Transferência como Variável Explicativa" da estudante Diana Moura em coautoria com Amélia Carvalho.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Diana e continuação de muitos sucessos! Ficamos com o testemunho sobre esta experiência académica:

“Após concluir a licenciatura senti necessidade de aprofundar os meus conhecimentos e foi aí que surgiu a ESTG, onde encontrei tudo o que precisava para melhorar as minhas competências, tendo ingressado no Mestrado em Gestão e Decisão Industrial.
De facto, a ESTG é constituída por profissionais de excelência, dotados de capacidades notáveis, que procuram a proximidade para com os seus alunos, o que nos faz sentir mais confiantes ao longo de todo o percurso.
Após um primeiro ano de Mestrado marcado por muito esforço e dedicação, na minha dissertação optei por investigar a temática dos preços de transferência. Dessa forma, nesta 14.ª edição dos ESTG Masters apresentei o artigo intitulado “Tributação Internacional e Desempenho Económico Empresarial: Uma Análise Econométrica dos Preços de Transferência como Variável Explicativa”, que procura determinar quais as temáticas emergentes em matéria de preços de transferência e identificar as variáveis que poderão influenciar o desempenho económico das empresas, em particular os preços de transferência, com recurso à estimação de um modelo econométrico.
Efetivamente, o desenvolvimento deste estudo poderá fornecer insights fundamentais que permitam a adaptação da legislação ou até o desenvolvimento de novas medidas que procurem combater a deslocalização de lucros, de forma que sejam alocados, a cada país, os rendimentos das atividades neles desenvolvidas. Assim, poderá verificar-se uma diminuição da competitividade entre as empresas, uma melhoria da performance económica e financeira dos países e um incremento da qualidade de vida da população em geral.
A par do desenvolvimento deste estudo encontro-me a trabalhar no departamento financeiro de um grupo empresarial português o que torna todo este processo ainda mais desafiante. Conciliar a vida académica com a vida profissional é, de facto, um grande desafio, que exige muita dedicação, força de vontade e o apoio de todos aqueles que fazem parte da nossa vida.
Na verdade, sem apoio certo e sem uma palavra de conforto nada disso seria possível e, nesse aspeto, tenho a sorte e o privilégio de ter como orientadora a professora Amélia Oliveira Carvalho que me guiou neste meu caminho, me aconselhou e me incentivou a nunca desistir.
Por fim, resta-me agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para o alcance deste prémio do ESTG Masters que certamente me irá conferir ainda mais motivação para a continuação desta investigação.”

Diana Moura, estudante do Mestrado em Gestão e Decisão Industrial | 05-03-2024