Entrada > Notícias > Best Paper de Práticas Jurídico-Digitais: Marta Ribeiro
Publicado em: 16 Março 2024

Best Paper de Práticas Jurídico-Digitais: Marta Ribeiro

Damos os parabéns à nossa estudante pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2024 do ESTG Masters, um evento científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O prémio Best Paper do Mestrado em Práticas Jurídico-Digitais, na 14ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: “Digital Justice in the EU: Integration of BPMN and AI into ODR Processes" da estudante Marta Ribeiro em coautoria com Maria de Lurdes Mesquita e Davide Carneiro.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Marta e continuação de muitos sucessos! Ficamos com uma breve entrevista sobre esta experiência académica:

## Breve descrição do trabalho desenvolvido

O aumento de litígios transfronteiriços na União Europeia (EU) sublinha a necessidade de plataformas que possibilitem a resolução dos mesmos de forma transparente, célere e eficaz. Além do mais, estas devem tomar em consideração as diversas nuances culturais e jurídicas dos Estados-Membros, que influenciam o normal decurso dos processos.

Nesse sentido, foi sugerida a utilização de Business Process Model and Notation (BPMN) para a modelação de processos de Resolução de Litígios em Linha (RLL). A dualidade do BPMN favorece a cooperação entre profissionais de direito e informática, uma vez que a representação gráfica e a descrição detalhada dos processos facilitam a sua compreensão. Ademais, este viabiliza integração de Inteligência Artificial (IA), o que permite a melhoria contínua dos processos e, consequentemente, a redução de custos e tempo na resolução dos conflitos, mas também a implementação de serviços que assistam as partes envolvidas.

## Em que medida o teu projeto contribui para uma sociedade melhor

O trabalho desenvolvido contribui, fundamentalmente, para a inovação no campo jurídico. Este promove o acesso à justiça, principalmente para as partes que se autorrepresentam em litígio, na medida em que se foca no desenvolvimento de meios tecnológicos que as assistam. Adicionalmente, favorece a transparência, a celeridade e a redução de custos associados.

## De que forma a escola/os professores contribuíram para este prémio

Antes de mais, quero agradecer a todo o corpo docente do Mestrado, que contribuiu para os meus conhecimentos na área do Direito Digital. Este tem sido um trabalho contínuo e que não seria possível sem a contribuição de todos, assim como o dos meus colegas.

Quero também deixar um agradecimento especial aos meus orientadores, Doutor Davide Carneiro e Doutora Lurdes Mesquita, que têm sido incansáveis neste percurso. A sua contribuição e disponibilidade, quer para a construção do artigo, quer para a apresentação do mesmo, foi decisiva para a obtenção deste prémio.

Marta Ribeiro, estudante do Mestrado em Práticas Jurídico-Digitais | 14-03-2024