Entrada > Notícias > Best Paper de Solicitadoria: Lara Magalhães
Publicado em: 14 Março 2024

Best Paper de Solicitadoria: Lara Magalhães

Damos os parabéns à nossa estudante pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2024 do ESTG Masters, um evento científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O prémio Best Paper do Mestrado em Solicitadoria, na 14ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: "O Apuramento da Responsabilidade Civil na Aplicação da Robótica na Atividade Médica" da estudante Lara Magalhães em coautoria com Maria Malta Fernandes.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Lara e continuação de muitos sucessos! Ficamos com o testemunho sobre esta experiência académica:

“Motivada pelo meu interesse na área do Direito, iniciei o meu percurso pela ESTG com a licenciatura em Solicitadoria. Reconhecendo a importância de aprofundar os meus conhecimentos e preparar-me de forma ainda mais abrangente para a vida profissional, considerei essencial dar continuidade aos meus estudos com o ingresso no mestrado em Solicitadoria.
O artigo desenvolvido representa não apenas um marco na minha jornada académica, mas também uma profunda imersão num tema de extrema relevância para o futuro da Medicina e do Direito. O nosso objetivo era claro desde o início: analisar como o Direito se deve adaptar para garantir que ninguém saia lesado no mundo da inteligência artificial. Para alcançar esta meta, recorremos a uma extensa pesquisa bibliográfica e jurisprudencial para apresentar e discutir as várias perspetivas na doutrina.
É imperativo que o Direito deve-se moldar para proteger os direitos e os interesses dos cidadãos, especialmente em áreas como a medicina, que envolvem direitos absolutos. Olhando para um futuro próximo, pretendo expandir a minha pesquisa e continuar a contribuir para o avanço do conhecimento nesta área, nomeadamente, através do desenvolvimento do projeto avançado.
A jornada no mestrado em solicitadoria tem sido uma experiência transformadora e enriquecedora e, claramente, sinto-me honrada e agradecida por ter sido reconhecida vencedora do prémio do mestrado em solicitadoria.
Agradeço, sinceramente, a oportunidade oferecida pela ESTG e à Doutora Maria Malta Fernandes que me orientou ao longo deste processo, cujo apoio e incentivo foram fundamentais para o meu sucesso. Esta pesquisa não é apenas um projeto académico, é uma chamada à ação para um mundo melhor e mais justo, onde a Tecnologia e o Direito caminham juntos em benefício de todos.”

Lara Magalhães, estudante do Mestrado em Solicitadoria | 04-03-2024