Entrada > Notícias > Concurso para projetos de I&D de IA no combate à COVID-19
Publicado em: 18 Abril 2020

Concurso para projetos de I&D de IA no combate à COVID-19

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) tem a decorrer o prazo de candidaturas ao Concurso para projetos de I&D “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública” até ao dia 28 de maio 2020.

Trata-se da 3ª edição de um programa de concursos anuais direcionado para a investigação em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial aplicada à Administração Pública, que este ano é exclusivamente orientado para processamento de dados no âmbito da atual pandemia do novo coronavírus SARS CoV2 e da doença COVID-19.

O objetivo do concurso AI 4 COVID-19 é apoiar projetos e iniciativas de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) que possam contribuir para respostas a esta e a futuras pandemias através da ciência dos dados e de inteligência artificial. Os projetos poderão ter uma duração de 24 a 36 meses, com um financiamento até 240 mil euros por projeto. A dotação para esta linha de financiamento será de 3 milhões de euros, sendo que os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, equipas de investigação de:

Entidades não empresariais do sistema de I&I, nomeadamente:

- Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;

- Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;

- Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;

- Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

O projeto terá de contar obrigatoriamente com a participação de, pelo menos, uma entidade da Administração Pública, designadamente de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde.

Mais informações na página do Concurso 

Combined Shape

Navigation