Entrada > Notícias > Criatividade e entusiasmo dos estudantes marcam o 2º Desafio Empresarial
Publicado em: 20 Abril 2017

Criatividade e entusiasmo dos estudantes marcam o 2º Desafio Empresarial

O difícil foi mesmo escolher o vencedor!

No passado dia 7 de abril, dia em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto (P.PORTO) e a empresa Farma+ desafiaram um grupo de Estudantes e Docentes a refletirem e proporem soluções para minimizar a dificuldade que os doentes polimedicados sentem todos os dias na organização da sua medicação.

É sabido que o impacto de um erro na dose administrada pode ser fatal. Cerca de 11% dos internamentos hospitalares da população idosa polimedicada estão associados a erros na toma de medicamentos e culmina como a quinta maior causa de morte nesta classe. Para contrariar esta situação foi colocada à reflexão a problemática da gestão da multidosagem e a necessidade de diminuir os erros associados às tomas dos medicamentos.

O Sistema de Multidosagem proposto atualmente pela Farma+ é uma solução prática, versátil e apesar de já possuir uma forte implementação em inúmeras Farmácias e Instituições, a empresa pretende recolher ideias para melhorar o produto e implementar novas formas de controlo da administração da medicação, garantindo que o paciente toma a medicação no tempo certo. Tendo este problema como base, o desafio empresarial lançado teve como tema a “Gestão do Sistema de Multidosagem à Escala Doméstica”.

Entre os dias 7 e 10 de abril , as cinco equipas que participaram no Desafio Empresarial refletiram e propuseram diferentes soluções para o problema em causa.

O vencedor foi o projeto OPTEAM, que consiste num portal agregador da informação relativa ao paciente, podendo todos a quem for concedida a devida permissão monitorizar a toma da medicação desse paciente. Aliado a esse portal foi proposto o desenvolvimento de 4 gadgets que através de uma aplicação móvel ou de uma comunicação direta com o portal, permitem atualizar a informação acerca da toma da medicação, nomeadamente qual a medicação que foi tomada e a hora exata a que ocorreu essa toma. A equipa recebeu um prémio de 500 euros atribuídos pela empresa Farma+.

O júri foi presidido pela Prof. Doutora Dorabela Gamboa, Presidente da ESTG, e contou com a presença do Dr. Tiago Maia, Gerente da Farma+, e do Dr. Ângelo Jesus, Coordenador do Curso de Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto (P.PORTO).

Os Desafios Empresariais integram o Plano de Atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG, e consistem em problemas reais, identificados pelas empresas e propostos à escola, tendo em vista a respetiva discussão por grupos de trabalho e desenvolvimento de ideias para hipotéticas soluções futuras.

Este tipo de dinâmicas tem como objetivo não só aproximar os Estudantes do Tecido Empresarial, mas também que os Estudantes possam desenvolver algumas das competências mais procuradas pelos empregadores como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e desenvolvimento do espírito crítico e inovador.