Entrada > Notícias > Cristiano Moreira venceu prémio Best Paper no ESTG Masters
Publicado em: 14 Março 2023

Cristiano Moreira venceu prémio Best Paper no ESTG Masters

Damos os parabéns ao nosso estudante do Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas pelo trabalho de investigação desenvolvido que lhe valeu a conquista do prémio Best Paper na edição de 2023 do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas, na 13ª edição do evento ESTG Masters, foi entregue ao artigo: Key Drivers of International SME Performance: Tech Industry vs. Manufacturing Industry” do estudante Cristiano Moreira em coautoria com Jorge Oliveira e Ana Borges.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no apoio ao pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Cristiano Moreira e continuação de muitos sucessos! Ficamos com uma breve entrevista sobre esta experiência académica:

## Deixa-nos uma breve descrição do trabalho desenvolvido

O tema escolhido para o desenvolvimento deste artigo prende-se essencialmente com a problemática da internacionalização. O aumento do grau de abertura dos mercados em todo o mundo é um fenómeno evidente, que implica um inevitável aumento da competição. O principal objetivo deste trabalho é então perceber quais são os fatores que, quando aplicados a uma empresa, incrementam a sua performance internacional para que estas consigam não só evoluir, mas também sobreviver neste contexto.

Optamos por centralizar o estudo em pequenas e médias empresas (PME), considerando que estas são o motor de muitos mercados em todo o mundo e em Portugal não é exceção, sendo o seu tecido empresarial constituído na sua grande maioria por empresas desta tipologia. O nosso contributo inovador consiste em analisar e comparar PME inseridas na indústria tecnológica e na indústria transformadora (indústria têxtil e do calçado), para desta forma perceber se o tipo de indústria em que uma empresa se insere implica a utilização de diferentes fatores.

## Em que medida o teu projeto contribui para uma sociedade melhor

Esperamos que este artigo consiga complementar a literatura existente nesta temática e que seja utilizado como uma ferramenta para PME que pretendam começar o processo de internacionalização ou que se encontrem com dificuldade na implementação deste.

## De que forma a escola/os professores contribuíram para este prémio

A obtenção deste prémio não seria possível sem a orientação do professor Jorge Oliveira e da professora Ana Borges, aos quais agradeço toda a disponibilidade, confiança e troca de ideias. Não podendo deixar de salientar o constante apoio dos meus colegas do MGIE, que em todo o processo se tornaram uma base de suporte imprescindível.

## Como perspetivas o futuro próximo

No que concerne o futuro próximo pretendo progredir na investigação que foi começada com este artigo, para desta forma concluir a dissertação de mestrado e complementar o meu percurso académico que começou na ESTG com a Licenciatura em Ciências Empresariais.

## Como equilibras a tua vida profissional com a vida académica

Este é sem dúvida o maior desafio, conseguir conciliar a vida académica com a vida profissional e pessoal.  Considero que estabelecer prioridades e manter o foco nos objetivos, acabam por ser os maiores fatores de sucesso. O que faz com que tudo valha a pena quando conseguimos atingir e superar os resultados pretendidos.

Cristiano Moreira, estudante do Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas | 09-03-2023