Entrada > Notícias > Cursos Téc. Superiores Profissionais | Tudo o que precisas saber
Publicado em: 24 Fevereiro 2021

Cursos Téc. Superiores Profissionais | Tudo o que precisas saber

Espreita neste artigo tudo o que precisas de saber para te candidatares a um Curso Técnico Superior Profissional da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais da ESTG têm cada vez mais procura por parte dos estudantes do ensino secundário, em especial os estudantes do ensino profissional.

O que são?

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são formações que conferem o Diploma de Técnico Superior Profissional ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, têm uma duração de dois anos os quais incluem seis meses de estágio numa empresa.

Quais são as razões para a escolha de um curso CTeSP?

São várias as razões que levam os candidatos a optar por este tipo de formação, desde logo o ingresso no ensino superior sem a realização dos exames nacionais e a continuação de estudos através do acesso às Licenciaturas da ESTG, com equivalências e creditação de unidades curriculares. Depois, a formação de nível superior e o desenvolvimento de competências técnicas específicas são também fatores garantidos e levam cada vez mais estudantes a optar por estes cursos.

Quais os cursos CTeSP existentes na ESTG?

Temos prevista a abertura de vagas para o próximo ano letivo dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais,  de Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos, Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, Gestão de Vendas e Marketing, Gestão e Negócio de PME, Gestão Industrial 4.0 e Gestão Integrada de Sistemas (Qualidade, Ambiente e Segurança).  No momento da abertura das candidaturas é publicada a lista completa de cursos e locais de funcionamento com vagas em aberto. É uma questão de estares atento/a à nossa página que poderemos ter mais opções.

Em que locais e localidades funcionam os cursos?

Temos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em vários concelhos da região em diferentes locais de funcionamento. Para cada curso poderá haver entre um a dois locais, podendo os candidatos selecioná-los pela sua ordem de preferência.  Começamos pelas instalações da ESTG, e ainda em Felgueiras temos o Centro de Aprendizagem Técnico Superior Profissional de Felgueiras. Em Lousada temos o Centro de Aprendizagem Técnico Superior Profissional de Lousada e em Amarante, o Instituto Empresarial do Tâmega. No momento de abertura de candidaturas poderá haver mais locais/localidades com vagas em aberto.

Quem pode candidatar-se?

Podem candidatar-se os estudantes com o 12º ano completo, os candidatos que realizaram as provas Maiores de 23 anos e os diplomados dos CET’s.

Quando e onde me posso candidatar?

A candidatura é feita online, através do sistema de candidaturas do P.PORTO. Prevemos a abertura de candidaturas nos meses de julho/agosto, altura em que será publicado o edital que regula o concurso onde constarão os cursos com vagas em aberto, entre outras informações.

Qual o valor a pagar pela propina?

O valor da propina é fixado anualmente pelo Conselho Geral do P.PORTO, estando atualmente em 495 € anuais, que podem ser pagos em prestações sem custos acrescidos.

Terminado o CTeSP posso aceder às licenciaturas da ESTG?

Sim. Os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional pela ESTG podem aceder às nossas licenciaturas através de uma candidatura aos Concursos Especiais. Para cada CTeSP está estabelecido um plano de equivalências e creditação de unidades curriculares na Licenciatura correspondente que pode equivaler até um ano e meio da Licenciatura.

Posso candidatar-me a bolsa de estudos?

Sim, os estudantes inscritos nos CTeSP podem candidatar-se a bolsas de estudo e a outros apoios da ação social direta e indireta, atribuídos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto. A candidatura é feita no site da Direção-Geral do Ensino Superior onde podes também realizar uma simulação

Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:

Serviços Académicos – sa@estg.ipp.pt

Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt