Entrada > Notícias > Cursos TeSP – Tudo o que precisas saber
Publicado em: 05 Agosto 2020

Cursos TeSP – Tudo o que precisas saber

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais da ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, têm cada vez mais procura por parte dos estudantes do ensino secundário, com destaque para os estudantes do ensino profissional.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) são formações que conferem o Diploma de Técnico Superior Profissional ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, com duração de dois anos, que incluem seis meses de estágio numa empresa.

Quais são as razões para a escolha de um curso CTeSP?

São várias as razões que levam os candidatos a optar por este tipo de formação, desde logo o ingresso no ensino superior sem a realização dos exames nacionais e a continuação de estudos através do acesso às Licenciaturas da ESTG, com equivalências e creditação de unidades curriculares.

A formação de nível superior e o desenvolvimento de competências técnicas específicas são fatores garantidos e levam cada vez mais estudantes a optar por estes cursos.

Quais os cursos CTeSP da ESTG, disponíveis para 2020/2021?

Na ESTG, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, disponíveis para candidatura, dividem-se em duas áreas principais, a Gestão e a Informática.

Na área da Informática, estão os cursos de Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos e Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis. Na área da gestão estão os cursos de Gestão de Vendas e Marketing, Gestão e Negócio de PME e Gestão Industrial 4.0.

Em que localidades funcionam os cursos?

Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos | Lousada e Amarante

Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis | Lousada e Felgueiras

Gestão de Vendas e Marketing | Amarante

Gestão e Negócio de PME | Felgueiras e Penafiel

Gestão Industrial 4.0 | Felgueiras

Quem pode candidatar-se?

Podem candidatar-se os estudantes com o 12º ano completo, os candidatos que realizaram o concurso Maiores de 23 anos, e os diplomados dos CET’S.

As candidaturas aos cursos TeSP estão disponíveis até ao dia  25 de agosto de 2020, na 1ª fase de candidaturas. A segunda fase decorre de 22 a 30 de setembro.

Qual o valor a pagar pela propina?

Para os candidatos ao ano letivo 2020/2021, as novidades são boas a este nível, uma vez que o valor da propina baixou. Fixado, anualmente, pelo Conselho Geral do P.PORTO, ficou definido em 495 € anuais, podendo ser pagos em prestações sem custos acrescidos.

Posso candidatar-me a bolsa de estudos?

Sim, tal como nas demais formações de nível superior, os estudantes inscritos nos CTeSP podem candidatar-se a bolsas de estudo e aos outros apoios da ação social direta e indireta, atribuídos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico do Porto. A candidatura é feita no site da Direção-Geral do Ensino Superior onde podem realizar também uma simulação.

Tens outras questões que não viste esclarecidas aqui, envia-nos um email:

Serviços Académicossa@estg.ipp.pt

Serviço de Comunicação e Imagem - sci@estg.ipp.pt

CANDIDATURAS À 1ª FASE DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS - AQUI!