Entrada > Notícias > Dádiva de Sangue na ESTG
Publicado em: 23 Setembro 2019

Dádiva de Sangue na ESTG

O Instituto Português do Sangue e Transplantação visita as instalações da ESTG, a escola de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, no dia 16 de outubro de 2019.

A unidade móvel do IPST estará na ESTG, junto ao Edifício Prof. Eurico Lemos Pires, entre as 09h00 e as 12h30 e das 14h00 às 16h00. Podem contribuir nesta dádiva e sangue, todos os interessados, desde que estejam em bom estado de saúde, tenham hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos.

O intervalo entre dádivas de sangue é de 3 em 3 meses (4 vezes/ano), para os homens e de 4 em 4 meses (3 vezes/ano) para as mulheres sem qualquer prejuízo para si próprios. Uma unidade de sangue total representa aproximadamente 450ml. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da sua superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. Não há qualquer possibilidade de contrair doenças através da dádiva de sangue, pois todo o material utilizado é estéril e descartável e usado uma única vez.