Entrada > Notícias > Desafio Empresarial com a Câmara Municipal de Lousada concluído
Publicado em: 15 Novembro 2018

Desafio Empresarial com a Câmara Municipal de Lousada concluído

No fim-de-semana passado, três equipas trabalharam na resposta ao Desafio Empresarial lançado pela Câmara Municipal de Lousada aos estudantes, docentes e investigadores da ESTG.

Este foi o 4º Desafio Empresarial dinamizado na ESTG e centrou-se na seguinte discussão: Como criar estratégias de economia colaborativa, com propósito social, que dinamizem o comércio local?

Atento às necessidades do comércio local em Lousada, o Município lançou este desafio à ESTG, com o objetivo de criar uma rede e/ou plataforma que permita fomentar o comércio local, com base em princípios de inovação social e economia colaborativa, e que promova dinâmicas de coesão económico-social.

Durante quatro dias, os participantes desenvolveram o trabalho utilizando metodologias de Design Thinking. Cristina Moreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lousada esteve presente no primeiro dia para a apresentação do problema em estudo, e no último dia para a avaliação das propostas desenvolvidas pelos grupos de trabalho.

Após a apresentação de todas as propostas e da avaliação do júri, composto pela Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Cristina Moreira, pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa representada por Susana Alves e do Montepio Geral representado por João Pedro Soares, foi conhecido o projeto vencedor: "EU SOU LOUSADA". A equipa vencedora é constituída pelos estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis, Daniel Morais, Nuno Silva, Ismael Guimarães, o estudante do Mestrado em Engenharia Informática Fábio Pereira, e pelo Prof. Cristóvão Sousa.

O projeto “EU SOU LOUSADA” apresentou uma rede solidária de economia colaborativa, focando-se nas pessoas e no poder do seu espírito solidário e de ligação às origens. Esta rede assenta em princípios de garantia de anonimato e transparência, ou seja, não há na prática distinção entre beneficiários de apoios sociais e outros cidadãos que queiram contribuir para a rede.

Atendendo à qualidade dos projetos apresentados, Cristina Moreira decidiu proporcionar a todos os participantes neste desafio a presença numa conferência anual sobre inovação social e à equipa vencedora a participação gratuita na 3ª Edição da B.Box, que decorrerá em 2019, em Lousada.

Os Desafios Empresariais integram o Plano de Atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) da ESTG, e consistem em problemas reais, identificados pelas empresas e propostos à escola, tendo em vista a respetiva discussão por grupos de trabalho e desenvolvimento de ideias para hipotéticas soluções futuras. Este tipo de dinâmicas tem como objetivo não só aproximar os Estudantes do Tecido Empresarial, mas também que os Estudantes possam desenvolver algumas das competências mais procuradas pelos empregadores como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e desenvolvimento do espírito crítico e inovador.

Este Desafio Empresarial foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto, com o apoio da Câmara Municipal de Lousada e com a coordenação científica e pedagógica da ESTG, através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor.

O próximo Desafio Empresarial está para breve. Estejam atentos!