Entrada > Notícias > [ADIADO] Desafio Empresarial | Otimização energética de painéis solares

[ADIADO] Desafio Empresarial | Otimização energética de painéis solares

Evento

Quando

06 > 09.07.2018 · 16:00 > 18:30

Onde

ESTG

Nome do Contacto

Telefone do Contacto

+351 255 314 002

Adicionar evento ao calendário

Numa perspetiva de aproximar e fomentar a colaboração entre o tecido empresarial e a comunidade académica do Tâmega e Sousa, a Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa vai dinamizar um conjunto de Desafios Empresariais.


Os Desafios Empresariais consistem em problemas reais, identificados pelas empresas e propostos à comunidade académica e científica da instituição de ensino superior público do Tâmega e Sousa – a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto (ESTG) –, tendo em vista a respetiva discussão por grupos de trabalho candidatos e eventual desenvolvimento de ideias/propostas para hipotéticas soluções futuras, a concretizar pelos interessados/pelas empresas. 

O primeiro Desafio, que se realiza de 6 a 9 de julho, na ESTG, em Felgueiras, será desenvolvido em colaboração com a Metalúrgica do Fojo, uma empresa de soluções de construção metálica e equipamentos metálicos a nível mundial, sediada em Amarante.

Este Desafio, que terá como tema a otimização energética de painéis solares, propõe a seguinte discussão: Como será possível gerar energia, através de painéis solares, de forma mais eficaz e eficiente? Onde, e como, podemos intervir para otimizar painéis solares de uso doméstico?’

O desafio será otimizar a produção energética, podendo a solução passar pelo redesenho das estruturas de suporte e/ou pelo controlo inteligente da estrutura. A energia solar tem um potencial único e goza de uma espécie de glamour que mais nenhuma fonte de energia consegue.

Uma das grandes virtudes desta forma de energia é a sua escalabilidade, o que faz com que um painel, 100 painéis ou 10 mil painéis sejam quase sempre um investimento inteligente. No entanto, existe uma limitação ao número de painéis que se podem utilizar para o uso doméstico, sendo essencial a otimização do investimento à escala doméstica.

Os Desafios Empresariais da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa são promovidos pela CIM do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Destinatários

Podem participar grupos de 3 a 5 pessoas, tendo cada um deles de ser obrigatoriamente constituído por, pelo menos, 2 estudantes e 1 docente/investigador/bolseiro da ESTG. Os restantes elementos podem ser outros membros da comunidade do Politécnico do Porto e/ou 1 elemento externo especialista na temática a ser trabalhada.

 

Inscrição

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 2 de julho.

Inscreva a sua equipa aqui.

 

Prémio

A melhor solução apresentada ao Desafio Empresarial será distinguida com um prémio-surpresa, a anunciar no final do desafio.

 

Programa

6 de julho

16h00 – Apresentação do Desafio Empresarial pela Metalúrgica do Fojo

7 e 8 de julho

10h30-19h00 – Desenvolvimento de soluções utilizando metodologias de design thinking (almoço e coffee break incluídos)

9 de julho

16h00 – Apresentação das soluções

 

Regras e instruções de inscrição

Consulte aqui.

Autor

ampn

Partilhar

Combined Shape

Navigation