Entrada > Notícias > Desafio Empresarial no setor do calçado concluído com sucesso
Publicado em: 13 Abril 2018

Desafio Empresarial no setor do calçado concluído com sucesso

No fim-de-semana passado, quatro equipas trabalharam na resposta ao Desafio Empresarial lançado pela Fábrica Souto à ESTG.

Este é o terceiro Desafio Empresarial proposto pelas empresas à Escola e foi desenvolvido em colaboração com a Fábrica Souto, que se dedica à produção de calçado para homem e senhora, no segmento médio-alto do mercado, para prestigiadas marcas internacionais.

O desafio que a empresa lançou ao Gabinete de Apoio ao Empreendedor para ser desenvolvido pelos estudantes, docentes e investigadores da ESTG, incidiu sobre a problemática da Valorização de Resíduos na Indústria do Calçado. Atualmente os desperdícios provenientes da indústria do calçado representam uma problemática mundial a nível industrial e ambiental, existindo poucas alternativas para o seu uso e/ou reciclagem. Com a realização do desafio, procuramos encontrar propostas de solução para valorizar estes desperdícios.

Durante quatro dias, as equipas, num total de 20 pessoas, desenvolveram o trabalho utilizando metodologias de Design Thinking. Presente esteve o CEO da Fábrica Souto, Pedro Pinto, no primeiro dia para apresentação do problema em estudo, e no último dia para a avaliação das propostas desenvolvidas.

Apresentadas todas as propostas de solução ao Júri composto pela Presidente da ESTG, Dorabela Gamboa, pelo CEO da Fábrica Souto, Pedro Pinto, e por Bruno Cunha, especialista em Gestão de Resíduos, este reuniu e escolheu a proposta vencedora do Desafio Empresarial.

A equipa vencedora, WAVES OF KNOWLEDGE é constituída pela Prof. Ana Borges, os pelos estudantes da Licenciatura em Ciências Empresariais Emanuel Lopes e Patrícia Monteiro e da Licenciatura em Engenharia Informática, Marta Santos e Rafael Vieira.

O projeto vencedor Waste to Win, consistiu na criação de um cluster numa lógica de cooperativa, traduzindo-se no amontoar dos resíduos de couro das fábricas de calçado e, aos quais será posteriormente adicionada borracha resultando num novo material reutilizável. 

Todos os participantes do desafio terão a oportunidade de visitar a Fábrica Souto e à equipa vencedora foi dada a possibilidade de escolher um par de sapatos produzido na fábrica. 

Este tipo de dinâmicas tem como objetivo não só aproximar os Estudantes do Tecido Empresarial, mas também que os Estudantes possam desenvolver algumas das competências mais procuradas pelos empregadores como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e desenvolvimento do espírito crítico e inovador.

Os Desafios Empresariais integram o Plano de Atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG, que contempla a realização de mais desafios com empresas nacionais de grande dimensão em setores de atividade bastante diversos.

“Foi sem dúvida uma experiência incrível. Estamos bastante gratos pela oportunidade de pôr em prática os nossos conhecimentos ao nível do empreendedorismo e desenvolver novas ferramentas e conhecimentos”

Estudantes da equipa vencedora

 

Combined Shape

Navigation