Entrada > Notícias > Desafio Empresarial SGC21: Uma solução inovadora para o comércio local
Publicado em: 27 Abril 2023

Desafio Empresarial SGC21: Uma solução inovadora para o comércio local

Durante quatro dias, cinco equipas formadas por estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão trabalharam na resposta ao Desafio Empresarial “Smart & Greener Rural Business” apresentado pela SGC21 Serviços de Consultoria à Escola.

A equipa vencedora apresentou uma solução inovadora que envolve a criação de uma associação que realiza a gestão de todo o projeto, incluindo um mercado ambulante, uma rede pick-up e o desenvolvimento de uma aplicação móvel com pagamento digital simplificado.

A proposta apresentada pelos estudantes tem como objetivo abranger o máximo de público possível, incluindo as populações mais distantes do comércio local, além de considerar diferentes faixas etárias e sua predisposição para o uso de tecnologias. A solução também promove práticas mais sustentáveis, como rotas ambientalmente mais eficientes e redução/reutilização de papel e plástico.

O Desafio Empresarial SGC21 contou com a participação de um total 19 estudantes, que apresentaram soluções inovadoras em diversas áreas de negócio, orientadores pelos docentes: Alexandra Braga, Carina Silva, Sara Martins e Telma Mendes.

Os elementos da equipa vencedora desta 6ª edição do Desafio Empresarial receberam um prémio monetário atribuído pela empresa. A equipa era formada por Bruna Teixeira e Francisca Ribeiro da Licenciatura em Sistemas de Informação para a Gestão e Inês Ribeiro e João Rodrigues da Licenciatura em Gestão Industrial e Logística, sob mentoria do docente Jaime Teixeira.

Os Desafios Empresariais integram o Plano de Atividades do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da ESTG, de forma a permitir que os estudantes mostrem e desenvolvam as suas competências na proposta de soluções criativas e sustentáveis para problemas atuais e relevantes, reforçando o potencial do ensino superior em impulsionar o desenvolvimento económico e social.

A ESTG dá os parabéns a todos os estudantes participantes e agradece à SGC21 Serviços de Consultoria a parceria neste Desafio Empresarial.