Entrada > Notícias > Dia Mundial do Livro assinalado pela editora P.PORTO
Publicado em: 30 Abril 2019

Dia Mundial do Livro assinalado pela editora P.PORTO

O Politécnico do Porto associa-se à celebração do Dia Mundial do Livro com uma exposição conjunta a todas as escolas, que decorre hoje dia 30 de abril.

Na escola de Tecnologia e Gestão a exposição estará patente no edifício da Biblioteca. No dia 23 de abril celebrou-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, uma ocasião importante para realizar e promover iniciativas que incentivem hábitos de leitura.

A propósito deste dia dedicado aos livros, à leitura e aos leitores, o Politécnico do Porto convida, a consultar a sua produção editorial, patente numa exposição simultânea que decorre em todas as Escolas do Politécnico. Do campus do Porto a Felgueiras, passando pelo campus de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, as Editoras Politema e Polifonia vão estar numa breve "digressão" e esta é uma oportunidade para conhecer melhor um portefólio transversal, com contribuições de todas as áreas científicas do Politécnico do Porto.

A produção e difusão cultural constituem um vértice capital no eixo de atividades do Politécnico do Porto e esta iniciativa confirma, não só a vontade de divulgar a atividade editorial, mas sobretudo de celebrar o prazer da leitura e o respeito pelos livros e os seus autores, num investimento que se pretende cada vez sustentado na formação de públicos leitores.

Na editora Politema é possível encontrar publicações dedicadas às Artes Performativas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Economia e Gestão, Educação, Engenharia e Tecnologia, História e Sociedade e Literatura. Todos juntos formam uma importante componente da produção cultural da Instituição, abrangendo o público geral e outros mais especializados. Paralelamente, a Polifonia, a editora discográfica/vídeo do P.PORTO, cumpre a mesma missão no lançamento em formato CD e DVD de música exclusivamente portuguesa, documentários e outros exemplos de autores portugueses.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor foi instituído pela Unesco em 1995 e, como se descreve no site da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, “pretende promover o livro, os autores, os ilustradores e os editores". Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616, ou Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo, nascidos neste mesmo dia.

O catálogo e informações detalhadas sobre cada uma das publicações incluídas pode ser consultado aqui.

Visite as exposições e, porque não, enriqueça a sua biblioteca, levando um livro para casa.

CONSULTAR CATÁLOGO