Entrada > Notícias > Docente da ESTG nomeada para prémio europeu
Publicado em: 14 Julho 2021

Docente da ESTG nomeada para prémio europeu

Sandra Feliciano, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto foi nomeada para os Standards + Innovation Awards.

A nomeação de Sandra Feliciano foi feita pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade - que é, em Portugal, o Organismo Nacional de Normalização.

Os Standards + Innovation Awards foram lançados pelo CEN (European Committee for Standardization) e pelo CENELEC (European Committee for Eletrotechnical Standardization) para reconhecer a importante contribuição dos investigadores para a normalização e para premiar trabalhos desenvolvidos nesta área. O CEN e o CENELEC têm como missão promover a economia europeia no comércio global, o bem-estar dos cidadãos europeus e o ambiente. Através dos seus serviços, fornecem plataformas para o desenvolvimento de Normas Europeias e outras especificações técnicas.

A docente da ESTG está nomeada na categoria de prémio bienal de colaborador de organismo técnico de normalização, pelas funções de liderança que tem desempenhado na última década em comissões técnicas do IPQ e grupos de trabalho da ISO. Tem ainda nomeados dois projetos ERASMUS+ nos quais colabora (VET21001 e HEALINT/HEALINT4ALL) para a categoria de prémio de Projeto de Investigação. Os resultados de investigação e inovação desenvolvidos pela docente da ESTG foram ainda mapeados como contribuindo para a concretização de vários objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas. Os Standards + Innovation Awards contemplam ainda duas outras categorias: Investigador Inovador e Jovem Investigador.

Sandra Feliciano regista mais de 20 anos de experiência de trabalho com a Gestão da Qualidade, principalmente aplicado a setores críticos e sensíveis como a Educação, Saúde, Serviço Social, Governo e Aviação. Docente da ESTG no Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança e investigadora no Knowledge Innovation Centre (Holanda, Eslovénia e Malta), Sandra Feliciano presidiu, na última década, à comissão técnica da Educação do Instituto Português da Qualidade. A docente tem um longo percurso ligado à ISO, tendo representado Portugal e Angola na ISO/TC176 durante a última revisão da ISO 9001 (Gestão da Qualidade). Esteve também na liderança do grupo ISO/PC 288/WG 1 responsável pelo desenvolvimento da ISO 21001 (Gestão de Organizações Educativas) e atualmente lidera o ISO/CASCO JWG 58 (Certificação Acreditada de Organizações Educativas) e o ISO/TC 232 WG 8 (Boas Práticas de Auditoria em Organizações Educativas).

Os membros nacionais do CEN e CENELEC, de 34 países europeus apresentaram as suas nomeações para a edição 2021 do Standards + Innovation. Os vencedores serão apresentados numa cerimónia de entrega de prémios após o verão.

Parabéns Prof. Sandra pelo trabalho desenvolvido e por todos os contributos para a normalização nacional, europeia e internacional.