Entrada > Notícias > Docente da ESTG vence prémio europeu
Publicado em: 03 Julho 2020

Docente da ESTG vence prémio europeu

Docente e investigador na ESTG, Fábio Duarte, foi galardoado com o The European Microfinance Research Award 2020, atribuído pela European Microfinance Network (EMN), uma organização sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas.

Fábio Duarte, doutorado em Economia pela Universidade da Beira Interior, docente na área das Ciências Empresariais na ESTG e investigador no CIICESI, recebeu este prémio que lhe foi atribuído pelo artigo científico “Online microfinance in Eastern Europe: Personal versus business loan funding”.

O artigo foi elaborado no âmbito de um projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre a temática do microcrédito. Um projeto que tem o objetivo de avaliar o impacto do microcrédito (MC) na probabilidade de sucesso das microempresas, na redução da pobreza e exclusão social (PES) dos microempreendedores e das suas famílias.

Ainda no âmbito da temática deste projeto, em janeiro de 2020, foram defendidas duas dissertações de mestrado por partes dos estudantes do Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial da ESTG, Serafim Nogueira e João Paulo Ribeiro, com orientação de Fábio Duarte e co-orientação de Ana Paula Matias Gama.

O artigo vencedor do prémio da EMN  tem como co-autores, Ana Paula Matias Gama e Ricardo Emanuel Correia da Universidade da Beira Interior e Mário Augusto da Universidade de Coimbra, sendo distinguido com  base em critérios de relevância, inovação, estrutura, revisão de literatura, metodologia e aplicabilidade.

A European Microfinance Network promove o microcrédito como uma ferramenta no combate à exclusão social e financeira na Europa através do trabalho autónomo e da criação de microempresas. A missão da rede é facilitar a capacitação e defender os interesses do setor.

Além do prémio monetário, os autores terão o artigo premiado publicado no site da EMN e, em outubro de 2020, estarão na EMN Annual Conference 2020 a apresentá-lo.

Parabéns ao nosso docente, Fábio Duarte, pelo excelente trabalho realizado!