Entrada > Notícias > Docente da ESTG vence prémio europeu
Publicado em: 13 Dezembro 2021

Docente da ESTG vence prémio europeu

Sandra Feliciano, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, foi premiada nos Standards + Innovation Awards promovidos pelo CEN-CENELEC.

Em julho de 2021, anunciámos a nomeação da nossa docente por parte do Instituto Português da Qualidade (IPQ), que é o Organismo Nacional de Normalização e membro Português no CEN-CENELEC.

Sandra Feliciano foi a vencedora Standards+Innovation Awards na categoria de colaborador de organismo técnico de normalização, por facilitar a transferência de inovação do meio académico para a normalização, no âmbito das funções de liderança que tem desempenhado na última década em comissões técnicas do IPQ, do CEN e da ISO. A atribuição do prémio foi feita a 7 de dezembro de 2021, numa cerimónia realizada na sede do CEN-CENELEC em Bruxelas.

Os resultados de investigação desenvolvidos pela docente da ESTG no âmbito dos projetos transnacionais onde participa e transferidos para os organismos de normalização, foram também mapeados como contribuindo para a concretização de vários objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas.

Sandra Feliciano salientou a importância do apoio da ESTG e do P.PPORTO no seu discurso de agradecimento e comentou: “Para transformar ideias em inovação sustentável, a Academia necessita do apoio de processos e sistemas bem estabelecidos e resilientes. A normalização e as outras dimensões da infraestrutura da qualidade, tais como a metrologia, a acreditação e a certificação, fornecem exatamente isso. Iniciativas como os Standards+Innovation Awards do CEN-CENELEC, são um excelente contributo para o aumento da consciencialização das partes interessadas para a importância desta temática. Serve também como um apelo à ação dos atores políticos, já que se forem criados instrumentos de financiamento adequados, mais iniciativas para criar pontes entre os mundos da Academia e da Normalização poderão ser lançadas.”

Parabéns, Sandra Feliciano, pela distinção.