Entrada > Notícias > Docentes da ESTG estudam a Geração Z
Publicado em: 08 Fevereiro 2019

Docentes da ESTG estudam a Geração Z

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) desenvolve o projeto “ENJOY GENERATION Z!” que procura melhorar as competências na área da Educação da Geração Z.

Os Professores Carla Pereira e Nelson Duarte são os investigadores da ESTG presentes neste projeto que resulta de uma parceria estratégia Erasmus +, que e envolve a Torun School of Banking na Polónia, a RISEBA University, na Letónia, e o Politécnico do Porto através da ESTG.

Os indivíduos que compõem a geração Z, nasceram entre 1995 e 2005, com a tecnologia no bolso e com fácil acesso a informação. Tendo sido identificada a necessidade de alterar os métodos e as ferramentas de aprendizagem na área da educação da Geração Z, esta parceria estratégica pretende estabelecer a cooperação europeia e o intercâmbio de boas práticas relacionadas com a educação das mesmas. Pretende-se ainda diagnosticar as lacunas existentes, bem como os métodos eficazes de ativação e comunicação, incluindo a utilização de novas tecnologias de informação.

Com o desenvolver do projeto, os investigadores testam as competências na área da educação da Geração Z, nomeadamente com recurso ao uso das novas tecnologias no processo de aprendizagem. A participação da ESTG está relacionada com o uso das novas tecnologias de informação e na adaptação das competências dos educadores que trabalham com as pessoas da “geração internet”.

O desenvolvimento do projeto é o resultado de uma parceria estratégica Erasmus+, tem a duração de 12 meses, com um financiamento total de 43 245,00 euros e iniciou em novembro de 2018, quando o grupo de trabalho se juntou na Polónia. Estão ainda previstos novos encontros de trabalho, e a visita à ESTG, realiza-se em maio de 2019.

Iniciaram-se assim os primeiros estudos em volta desta população de quem ainda pouco se sabe, mas que se perspetiva que seja empreendedora e com enorme espírito de iniciativa.

Página de facebook do projeto