Entrada > Notícias > Docentes da ESTG integram projeto que promove a qualidade dos Estágios Curriculares
Publicado em: 11 Março 2019

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) integra o projeto ApprenticeshipQ, que investiga as melhores estratégias para se obterem bons resultados na adaptação ao mercado de trabalho dos estudantes que realizam estágio curricular nas empresas.

O projeto ApprenticeshipQ - Mainstreaming Procedures for Quality Apprenticeships in Educational Organisations and Enterprises - visa o acréscimo na qualidade da experiência dos estudantes na aplicação em ambiente protegido no mercado de trabalho, do conhecimento adquirido nas instituições de ensino.

Dorabela Gamboa, Miguel Lopes e Ricardo Santos são os investigadores do Centro de Investigação da ESTG, CIICESI, que participam neste projeto que envolve oito entidades do espaço europeu. A 24 e 25 de janeiro, representantes de todas estas instituições juntaram-se para uma terceira reunião de trabalho que decorreu em Graz, na Áustria.

A realização de estágio curricular por parte dos estudantes traduz-se num método de ensino e num meio para colmatar as necessidades das várias partes interessadas, essencialmente estudantes, professores e empregadores. Assistimos por vezes a estágios curriculares com baixos níveis de qualidade de aprendizagem, resultantes muitas vezes da simples falta de experiências práticas relevantes, que levam a resultados desastrosos, quer para os estudantes quer para os empregadores, no momento de transição da escola para o mercado de trabalho.

O ApprenticeshipQ, tenciona apoiar as instituições de ensino e os empregadores, com o intuito de fortalecer a cooperação e a ligação em rede entre a academia e as empresas recetoras de estágios, fornecendo-lhes ferramentas práticas inovadoras para melhorar e implementar procedimentos de gestão da qualidade que serão desenvolvidos e testados no decurso do projeto.

Este é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Erasmus + realizado em conjunto com a Baden-Württemberg Cooperative State University Heilbronn, na Alemanha, a Association of Colleges, no Reino Unido, a FH Joanneum Gesellschaftm na Austria, a European Association of Institutions in Higher Education (EURASHE) na Bélgica, Knowledge Innovation Centre em Malta, a Association of Slovene Higher Vocational Colleges (Skupnost) na Eslovénia e a Mondragon University, em Espanha e o Politécnico do Porto através da ESTG.

SITE DO projeto ApprenticeshipQ