Entrada > Notícias > Elvira Fortunato visita as novas instalações da ESTG
Publicado em: 22 Abril 2024

Elvira Fortunato visita as novas instalações da ESTG

Acompanhada por Pedro Nuno Teixeira, seu Secretário de Estado, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior passou a manhã de 15 de janeiro a conhecer a ampliação das novas e futuras instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O Presidente Luís Lima foi anfitrião e guia da comitiva.

O edifício tem o 1º piso praticamente concluído, estando o 2º piso em trabalhos de construção. Neste edifício ficará instalado o Porto Innovation Center (PORTIC) de Felgueiras e os Experimental Labs. Estima-se que em junho o espaço esteja concluído e pronto a ser utilizado na sua plenitude.

A visita estava prometida desde o passado mês de dezembro, quando a iniciativa Governo Mais +Próximo trouxe ao Porto, o último ato público do governo. Nessa altura a visita não se realizou por culpa das condições atmosféricas particularmente adversas desse dia de chuva e vento de dezembro. Ironia do destino, a visita acabou por acontecer também com chuva, um pouco menos intensa, e com a particularidade de coincidir com o dia em que o parlamento é oficialmente dissolvido.

A visita inicia-se em auditório para uma breve apresentação, por parte do arquiteto responsável pelo projeto, com particular relevo para o novo PORTIC e para os Experimental Labs. Tiveram intervenção o Presidente da ESTG, Luís Lima, o Presidente do Politécnico do Porto, Paulo Pereira, Joel Costa, Vereador da Câmara Municipal de Felgueiras, Rodrigo Patrício, arquiteto responsável pelo projeto e Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Ministra afirmou que foi justa a atribuição de financiamento ao Politécnico do Porto, através do novo modelo de financiamento aplicado, uma vez que o crescimento foi visível  em comparação com as demais instituições. Elvira Fortunato mostrou-se ainda entusiasmada por ver e conhecer o espaço onde decorrem os trabalhos de construção, felicitando o P.PORTO e a ESTG pela “audácia, e aposta nestes projetos financiados”, bem como no trabalho desenvolvido em equipa com os diversos agentes envolvidos.

Seguiu-se a visita à obra. Em cortejo encabeçado por Luís Lima e Elvira Fortunato seguiram o Presidente do Politécnico do Porto, o Sr. Secretário de Estado, Joel Costa e Ana Medeiros, Vereadores da Câmara Municipal de Felgueiras, o Administrador do P.PORTO, Paulo Ferrás, Celda Morgado, Pró-Presidente do P.PORTO, membros dos órgãos de gestão das Escolas do P.PORTO, docentes e não docentes, diversos representantes da empresa NVE Engenharias SA e vários estudantes da Escola.

No piso 1 do edifício estarão os Experimental Labs, um espaço de enorme interação entre o saber e o saber fazer tecnológico, criando ambiente assente na experimentação, num contexto quase real de problemas, soluções, interações e multiplicações de dúvidas, mas também de desenvolvimento. Este espaço terá três laboratórios específicos: Lean Factory 4.0: Cybersecurity and Forensic Investigation Lab; e Mixed Reality Lab. Estas três grandes áreas, cada vez mais necessárias nas empresas e nas organizações, que vão desde o aperfeiçoamento na entrega de valor através da melhoria contínua, a cibersegurança ou a realidade virtual/ aumentada, concretizará um passo e apoio muito relevante na aprendizagem, mas também para o nosso tecido empresarial. Estes espaços têm um financiamento PRR, através do programa Impulso, superior a 730 mil euros.

O orçamento total para a construção do novo edifício da ESTG ascende aos 4 milhões de euros, o maior investimento de sempre do ensino superior público no Tâmega e Sousa, sendo que 1.5 milhões provêm do financiamento comunitário do PRR ou NORTE2020, mas investindo o Politécnico do Porto 2.5 milhões de euros  - esta é a marca do compromisso do Politécnico do Porto em contribuir para o futuro da região e dos seus cidadãos.