Entrada > Notícias > Emanuel Lopes venceu o prémio Best Paper do ESTG Masters
Publicado em: 15 Março 2021

Emanuel Lopes venceu o prémio Best Paper do ESTG Masters

Emanuel Lopes, Estudante de mestrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto foi distinguido com o prémio Best Paper em mais uma edição do ESTG Masters.

O prémio Best Paper do Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial, na 11ª edição do ESTG Masters foi entregue ao artigo: “Transport of Non-Urgent Patients: A case study from the North of Portugal” do Estudante Emanuel Lopes, em coautoria com Eliana Costa e Silva.

Os prémios Best Paper são atribuídos ao melhor artigo apresentado no ESTG Masters por cada curso de mestrado da Escola e consiste no reembolso do pagamento de uma inscrição em conferência/formação, no valor máximo de 300€.

Muitos parabéns Emanuel e muitos sucessos!

Ficamos com o seu testemunho sobre esta experiência académica.

“O trabalho desenvolvido até ao momento traduz-se na testagem da aplicabilidade de uma ferramenta open source para auxiliar o planeamento de rotas dos transportes de doentes não urgentes por uma corporação de bombeiros. Foram recolhidos os dados em bruto e criado um data set para testagem do software. Depois foi realizado um teste de performance em que foram comparadas as novas rotas e distâncias percorridas desenvolvidas pelo open source solver vs os registos históricos da realidade. Até agora os resultados são promissores, mas a ferramenta ainda não está totalmente adaptada às necessidades da realidade portuguesa. O trabalho futuro passa por acrescentar restrições temporais para aumentar a eficácia da ferramenta. Apesar deste projeto ser um caso de estudo, a ferramenta é escalável, podendo ser aplicada a mais quartéis de bombeiros ao longo do território nacional. Isto irá permitir que estas associações humanitárias reduzam os quilómetros percorridos e os tempos de espera, poupando assim em combustível, desgaste de viaturas e aumentando a satisfação dos pacientes.

Os meus professores e colegas foram fundamentais para a conquista deste prémio, o espírito de equipa que existe dentro do MMADE e da ESTG ajudou-me imenso e obtive sempre apoio desde o primeiro momento desta investigação.

Acho que o meu segredo para conseguir balancear bem a vida profissional e a vida académica é o facto de estudar e trabalhar em áreas que eu amo. Pelo tema da dissertação ser sobre uma área que gosto: a Proteção Civil, consigo trabalhar motivado e apaixonado. Há dias que estamos cansados e é difícil encontrar energia para dedicar tempo ao nosso projeto, mas o importante é ter um roadmap e perceber em que momentos não podemos descuidar dos objetivos e da investigação.”

Emanuel Lopes, estudante do Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial – 15-03-2021